Voltar

Estabelecimento de saúde: Saiba tudo sobre o Coronavírus

Estabelecimento de saúde: Saiba tudo sobre o Coronavírus

Estabelecimento de saúde: Saiba tudo sobre o Coronavírus

17 Março 2020

O Ministério da Saúde criou em seu portal conteúdo exclusivo para disseminação de informações atualizadas sobre o Coronavírus (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus).

As informações também podem ser acessadas pelo portal da ANS (ans.gov.br), onde um banner, na página inicial, direciona para a área do site do Ministério da Saúde, que trata sobre o coronavírus.
Também com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o tema, foi desenvolvido um aplicativo para aparelhos móveis como plataforma oficial com dicas, informações e notícias sobre a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), disponível para download em IOS e Android:

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

A fim de esclarecer e alertar a população sobre Fake News, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para que qualquer cidadão possa enviar mensagens com imagens ou textos que tenha recebido sobre o Coronavírus e confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

ATENÇÃO ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE:

Notificação Obrigatória e Definição de Casos Suspeitos e Prováveis

TODOS os casos suspeitos ou prováveis de Novo Coronavírus devem ser notificados obrigatoriamente por serviços públicos E PRIVADOS, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço http://bit.ly/2019-ncov, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica.

As definições operacionais para a saúde pública nacional de casos suspeitos e prováveis constam da Plataforma do Ministério da Saúde em https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus/sobre-a-doenca#casossuspeito.

Protocolo de Manejo:
Acesse o arquivo abaixo para compreendercomo os serviçoes de saúde devem atuar na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus de modo a mitigar os riscos de transmissão sustentada no território nacional.

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf

Acesse os conteúdos abaixo e esclareça dúvidas:

- Cartaz Coronavírus (Ministério da Saúde)
- Video Coronavírus (Ministério da Saúde)
- Cartilha Coronavírus (Ministério da Saúde)