Voltar

Exercício Movimente-se

Exercício Movimente-se

Exercício Movimente-se

29 Agosto 2019

Unimed Regional Sul Goias encerra a primeira turma do Grupo de Exercício Movimente-se com ótimo resultado

Ciente da importância da prática de exercícios físicos para o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, a Unimed Regional Sul Goiás (Unimed RSG) criou, no começo deste ano, o Grupo de Exercício Movimente-se. Durante cinco meses, um grupo de beneficiários foi acompanhado pela profissional de educação física Tatiana Dinato, na academia Skema, e recebeu orientações sobre a prática correta de exercícios funcionais.

O encerramento desta primeira turma aconteceu no dia 27 de junho e os resultados apresentados deixaram claro que a participação no Movimente-se proporcionou grandes melhorias físicas e contribuiu para despertar nos beneficiários o interesse por hábitos mais saudáveis de vida, através da prática de exercícios e também do convívio social.

O grupo começou com 20 participantes, todos maiores de 18 anos e que apresentam diabetes, hipertensão e/ou obesidade, e encerrou os trabalhos com 12 membros. É que a prática contínua exige que o inscrito siga algumas regras, como apresentar 75% de frequência e resultados significativos. No encerramento, os participantes foram presenteados com brindes que incentivam a continuidade da prática de hábitos saudáveis. Mas, os melhores presentes cada participante já carrega no próprio corpo.

Os resultados da avaliação física do grupo indicaram que os participantes eliminaram juntos 26 quilos e 300 gramas e 42 centímetros de circunferência abdominal, comprovando que é possível a mudança de hábitos, visto que 82% deles eram sedentários, ou seja, não realizavam nenhum tipo de exercício físico antes de ingressar no Movimente-se.

Devido à prática de atividades físicas, o Movimente-se proporcionou aos participantes não só a redução de peso e medidas corporais, mas também trouxe vantagens psicossomáticas e maior resistência física: 18% deles indicaram maior disposição e 17% afirmaram que após iniciarem os exercícios tiveram diminuição na sensação de cansaço ao esforço físico. Outras vantagens notáveis foram a redução de estresse, ansiedade e cansaço e a melhora no sono.

Em breve, a Unimed RSG vai anunciar as próximas turmas. Os beneficiários interessados devem ficar atentos e aproveitar a chance de participar deste grupo e melhorar sua saúde e bem-estar!

Saiba mais sobre o exercício funcional

O funcional é um método de trabalho dinâmico que melhora a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência e independência. É caracterizado por mesclar diferentes estímulos em um único exercício, além de proporcionar alguns benefícios, como a tonificação muscular, maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas, e ainda um gasto energético alto que contribui para a melhora da flexibilidade, emagrecimento, coordenação motora, ganho de equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório.