Voltar

Segurança medicamentosa é tema de gincana entre colaboradores do Hospital Unimed

Segurança medicamentosa é tema de gincana entre colaboradores do Hospital Unimed

Segurança medicamentosa é tema de gincana entre colaboradores do Hospital Unimed

21 Setembro 2021

As fragilidades nos processos relacionados à medicação são problemas frequentes nos hospitais de todo o mundo. Os erros de medicação representam uns dos problemas mais graves na prestação de serviços de saúde, sendo considerados uns dos principais eventos adversos sofridos por pacientes hospitalizados.

Estes erros podem fragilizar o processo de prescrição, dispensação, preparo consumo e monitoramento de medicamentos, podendo causar danos leves, moderados, graves e óbitos.

Visando promover a segurança do paciente, nos cuidados referente à cadeia medicamentosa, o Núcleo de Segurança do Paciente realizou uma campanha de conscientização e reforço dos protocolos institucionais.  

Como metodologia foi realizada uma gincana de conhecimento em todos os departamentos do Hospital Unimed, os colaboradores responderam perguntas relacionadas aos processos institucionais e setoriais. Ao final da gincana, as questões foram comentadas e as dúvidas sanadas.

A ação também contou com educação em saúde, para oferecer ao paciente a possibilidade de participar de forma ativa em seu cuidado. Foram fixados informativos nos leitos contendo as principais orientações relacionadas à medicação segura. Dessa forma, todos contribuem para cuidados seguros.

Para saber mais sobre o Protocolo de Segurança Medicamentosa, confira nas páginas 8 e 9 da cartilha do NSP. Acesse: http://www.unimeditumbiara.com.br/files/download/hospital/cartilha_nsp.pdf

Para conhecer mais sobre o NSP, acesse https://www.unimed.coop.br/web/regionalsulgoias/nsp