Jeito de Cuidar Unimed, o cuidado que transforma

Jeito de Cuidar Unimed, o cuidado que transforma

O cuidado está na nossa essência, ele nos move, nos transforma e abre portas para nos conectarmos nos mínimos detalhes. O cuidado nos permite ter comprometimento e sensibilidade para lidar com histórias, com atenção, confiança e empatia. E nisso, o Sistema Unimed lidera com propósito. Pois, somos movidos por um mesmo ideal: cuidar de você.

Desde a sua sensibilização em 2018, o Jeito de Cuidar na Unimed Pelotas/RS se tornou protagonista em desenvolver ações que priorizam o cuidado com a vida, com as pessoas e com o mundo. A nossa responsabilidade e compromisso com a população reflete no atendimento de cada beneficiário e cliente da cooperativa, na forma de acolher o paciente e na assistência humanizada.

Os pilares do Jeito de Cuidar Unimed norteiam os objetivos que a cooperativa quer cumprir durante sua trajetória, o detalhamento das estratégias desenvolvidas, a transformação dos processos de qualidade e o relacionamento com as comunidades locais.

 

Pilares do Jeito de Cuidar

 

 

Os sete pilares que compõem o Jeito de Cuidar direcionam um conjunto de práticas organizacionais voltadas à criação de valor à gestão do relacionamento com os clientes.

Em 2019, o grupo integrador dos pilares do Jeito de Cuidar deram início às análises da matriz de evolução, identificaram oportunidades, boas práticas e fragilidades no negócio. A partir disso, estabeleceram prioridades e construíram planos de ação e indicadores para mensurar as tomadas de decisão.

 

Ações do Jeito de Cuidar em 2019

 

Nas sextas-feiras usamos vermelho

Com o objetivo de inspirar e incentivar os colaboradores a entrarem nessa rede de cuidado, disseminando atitudes e comportamentos mais humanos, o grupo integrador do Jeito de Cuidar na Unimed Pelotas/RS passou a utilizar nas sextas-feiras a camiseta do projeto.

 

Criação do manual Jeito de Cuidar Unimed Pelotas/RS

Cuidar das pessoas é o que nos motiva diariamente. Por isso, os colaboradores do grupo integrador do Jeito de Cuidar criaram um manual para incentivar comportamentos, processos e procedimentos com o propósito de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas de forma humanizada. Além disso, o documento tem o intuito de criar uma comunicação assertiva e unificada, com padrão de atendimento e assistência focada na empatia e no cuidado com o cliente.

 

Sensibilização dos novos colaboradores

Para fortalecer a cada dia a identidade do cuidado, os novos colaboradores que entram na cooperativa participam da Integração do Jeito de Cuidar. O objetivo é sensibilizar e inspirar com a nossa vocação em cuidar das pessoas, compartilhando os valores do programa com os participantes e realizando atividades para capacitá-los a estarem presentes de corpo e alma nesse projeto.

 

 

Atendimento com empatia e comprometimento

Para a criação da campanha Seu Atendimento nos Transforma, a equipe do Jeito de Cuidar realizou visitas in loco nos serviços próprios da Unimed Pelotas/RS, com o intuito de identificar a demanda e as dificuldades no atendimento telefônico, além de pontuar sugestões para otimizar o processo.

A sensibilização da campanha foi baseada no comprometimento e na empatia, causando impacto principalmente na linha de frente e divulgada em todos os meios de comunicação internos da cooperativa.

 

  

 

Pesquisa de satisfação online nas recepções

Agilidade e empatia, duas palavras que norteiam os princípios do Jeito e Cuidar. Por isso, em 2019, o Grupo Integrador do Jeito de Cuidar reestruturou a pesquisa de satisfação das recepções, para que a partir de 2020 elas sejam realizadas de forma digital.