Biometria

Biometria

28 Setembro 2018

Biometria é a identificação do cliente através da leitura digital.

O cadastro inicial da Biometria (para clientes que estão utilizando o plano pela primeira vez) pode ser realizado diretamente pelas secretárias e caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade em realizar o cadastramento, contatar o Suporte Técnico da Unimed pelo telefone (19) 3526.6749.

Adotamos como padrão inicial a digital do dedo indicador direito, mas esclarecemos que a digital de qualquer dedo pode ser utilizada, observando-se a que possibilite uma melhor captação de leitura.

Há situações em que o sistema não pede a leitura ou o cadastro da biometria no momento do atendimento/autorização, podendo a secretária proceder com a autorização normalmente, mediante apresentação de documento de identidade (com foto) juntamente com o cartão Unimed em validade. Conforme já orientado a biometria não aboliu a apresentação de documento com foto. Para clientes de Intercâmbio (que possuem plano de outras Unimeds), o sistema não realizará a identificação de leitura biométrica.

Informamos que o sistema solicitará o cadastro de Biometria para clientes a partir de 07 anos e até 65 anos de idade.

Problemas na leitura biométrica

Problemas na leitura biométrica

28 Setembro 2018

Quando houver problemas na leitura biométrica, a secretária deve contatar a CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES pelo Telefone (19) 3526.6701, na presença do cliente, pois deverá orientá-lo mediante as instruções das Atendentes da Unimed.

Para clientes da Unimed Rio Claro (Cartão 012) é obrigatório preencher Guia de Consulta e deve ser assinada pelo cliente para as seguintes situações:

  • Quando a leitura Biométrica for inválida
  • Quando o cliente não estiver portando o Cartão Unimed e o sistema não exigir a validação da Biometria do cliente

 

Regularização do cadastro de biometria

Regularização do cadastro de biometria

28 Setembro 2018

Caso ocorra problemas no cadastramento inicial ou nas leituras posteriores, a regularização da Biometria deverá ser feita em nosso setor de CADASTRO UNIMED – na Avenida 03, 654.

Caso o cliente necessite regularizar seu cadastro biométrico , favor ressaltar que deve trazer um DOCUMENTO com foto e o CARTÃO UNIMED, pois sem esses documentos não há possibilidade da identificação para a regularização.

Atenção: Lembramos que é crime o cadastro da digital de outra pessoa em lugar do portador do cartão UNIMED.

Nos casos de pacientes com alguma deficiência, o responsável pelo paciente deve ser orientado a procurar o Setor de Cadastro e apresentar Atestado Médico para liberação de leitura biométrica.

Identificação do Cliente

Identificação do Cliente

28 Setembro 2018

Informamos também que para os atendimentos liberados via Telefone pela Central de Autorizações UNIMED em que a leitura Biométrica não funcionou, é responsabilidade da Secretária fazer a identificação do cliente através de documento com foto, anotando o número do referido documento na guia e pedindo assinatura do cliente ou responsável.

Nos próximos atendimentos, após orientado,se o cliente não tiver comparecido à UNIMED para regularização, ele deverá retirar a guia pessoalmente na sede da Unimed na Central de Autorizações, apresentando RG e Cartão Unimed para a devida identificação.

Para mais esclarecimentos ou orientações, contatar a UNIMED: Central de Autorizações – Telefone (19) 3526.6701 ou Setor de Cadastro Telefone (19) 3526.6719.

Limpeza do Leitor Biométrico

Limpeza do Leitor Biométrico

28 Setembro 2018

O leitor biométrico precisa ser higienizado periodicamente para remoção da película de gordura que se forma com um certo tempo de utilização e dificulta a leitura da impressão digital.

A limpeza pode ser realizada aplicando uma fita adesiva na superfície da lente de leitura e destacando-a lentamente em seguida, conforme indicado na foto. De preferência, utilize fita adesiva larga que cubra totalmente a região do acrílico do leitor.

Importante:

  • Não recomendamos a utilização de produtos químicos
  • Não exponha o leitor diretamente à luz solar.

Dicas para melhorar a leitura biométrica

Dicas para melhorar a leitura biométrica

28 Setembro 2018

O cliente deve tocar o visor (janela oval) do aparelho Biométrico de forma completa (não deve sobrar espaço no leitor).

Permanecer com a digital fixa no aparelho, até visualizar um “Flash vermelho” o qual indica que a digital foi capturada.

A digital não é capturada se posicionado apenas a ponta do dedo no aparelho.

O aparelho possui capacidade de fazer a autenticação precisa somente se a posição do dedo estiver no ângulo correto.

A limpeza do aparelho também é de grande importância, podendo ser feita utilizando uma fita adesiva (tipo durex), conforme orientações já recebidas e contidas neste site.

Sua ajuda pode contribuir para a efetiva identificação de nosso cliente, evitando inclusive que tenha de realizar ligação para solucionar situações em que a leitura biométrica foi invalidada.

Em caso de dúvidas contatar nosso Depto de Informática – Suporte Técnico – Telefone: (19) 3526.6749 ou a Central de Autorizações – Telefone : (19) 3526.6701.