Serviço de Nutrição e Dietética

Serviço de Nutrição e Dietética

Uma alimentação equilibrada é de extrema importância para manutenção e recuperação da saúde.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Unimed de Rio Claro é responsável por produzir e distribuir todos os alimentos fornecidos para pacientes, cooperados e funcionários.

Nosso principal objetivo é oferecer uma alimentação adequada e equilibrada, com especial atenção na higiene e segurança alimentar.

Nossa equipe é composta por uma nutricionista que coordena o setor, duas nutricionistas que atuam na nutrição clínica, uma técnica em nutrição que é responsável por compras e controle de qualidade, três cozinheiras que preparam todos as refeições, uma lactarista que prepara e distribui fórmulas lácteas e enterais e vinte e quatro auxiliares de copa e cozinha que ajudam no preparo e distribuição.

Nosso compromisso é atender as necessidades dos clientes que precisam não só da alimentação balanceada mas também do carinho e a atenção.


Diariamente os pacientes recebem em média 5 refeições conforme prescrição médica. Para maior conforto e aceitabilidade, o paciente é visitado pelas nutricionistas e técnica que adequam a alimentação conforme preferência e necessidade nutricional. Nossa meta é acabar com o mito que “comida de hospital é ruim” pois mesmo com dietas restritas é possível atender o gosto do paciente.

Nas visitas também verifica-se as carências nutricionais devido a má alimentação ou patologia, nesses casos são sugeridos terapia nutricional para melhor recuperação.

Todos os pacientes em Terapia Nutricional (uso de sondas para alimentação e suplementos nutricionais) são avaliados e acompanhados diariamente pelo SND que realiza desde prescrição até orientações de alta.

A equipe de nutricionistas do SND atua ainda no NAS (Núcleo de Atenção à Saúde) realizando atendimentos nutricionais em ambulatório, domicílio e grupos, visando promoção e prevenção da saúde alimentar dos clientes Unimed.

O SND é um setor com ampla atuação e de suma importância, já que todos nós necessitamos dos alimentos para viver.

Alimentando-se bem, vive-se muito melhor.