Voltar

Dia de Cooperar 2019

Dia de Cooperar 2019

Dia de Cooperar 2019 é realizado pela Unimed com oficina de bolsas sustentáveis

Dia de Cooperar 2019

Dia de Cooperar 2019 é realizado pela Unimed com oficina de bolsas sustentáveis

Em 2009, surgia em Minas Gerais aquele que seria o  maior movimento de voluntariado cooperativista do país, o Dia de Cooperar (DIA C). O Projeto desenvolvido pelo Sistema SISTEMA OCEMG veio para apresentar a essência do que é o cooperativismo e como ele é agente de transformação social. Desde a sua concepção, o Dia de Cooperar tem como valor primordial a Responsabilidade Social, e realiza ações e projetos para a comunidade evidenciando um dos 7 princípios do cooperativismo que é o Interesse pela comunidade. E nesse âmbito a Unimed Três Vales trabalha para entregar a comunidade ações que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Neste ano, a ação do Dia C realizada pela Unimed intitulada “ Costurando histórias para um mundo mais sustentável” de forma ímpar cumpriu o propósito de ensinar e dar autonomia financeira as participantes da oficina de bolsas.

A Unimed Três Vales trouxe da cidade de Janaúba a professora Terezinha Santos, formada em Moda, apaixonada pela costurada, ela desenvolveu a técnica de reutilizar  lonas que seriam descartados no lixo e com muita habilidade criou moldes para  fazer bolsas utilizando Banner. O material é bastante utilizado na publicidade e tornou se matéria prima para produção de bolsas, pastas, porta-moedas, mochilas. “Geralmente esse material é descartado no lixo comum e leva anos para se decompor, ao fazer uso dele deixamos de agredir o meio ambiente e damos nova forma e uso, ressalta Terezinha.” Com grande aptidão para ensinar, Terezinha transformou as 16h da oficina em muito aprendizado, alinhando a teoria, prática e orientações sobre precificação. As alunas puderam testar o aprendizado utilizando a máquina Lonnox adquirida pela cooperativa. Ao término da oficina foi anunciado às participantes que a máquina usada durante o curso seria doada para o projeto MLV (Mulheres livre da Violência –Cedro). Ao receber a notícia, houve muita comemoração. Além de aprender um novo ofício, elas terão a ferramenta necessária para colocar todo a aprendizado em prática. A entrega da máquina foi formalmente realizada pelos diretores da Unimed, Dr Délio Pereira dos Santos (Diretor de Controle Operacional), Dr Adail Prates Rodrigues(Diretor Médico Social), as funcionárias da Unimed  Andressa Marques e Tatiana Sulz, para os representantes do MLV Dra. Fernanda Arueira, ao Tenente Coronel Fábio Marinho dos Santos e a Maria Antônia Sacramento e Maria do Carmo Starick.

O projeto MLV tem o apoio da Associação Feminina de Assistência Social e Cultural(ASFAS), e compõe o conjunto de projetos de extensão do Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF), da Universidade Federal dos Vales do Mucuri( UFVJM).As atividades são planejadas e executadas em parceria com a equipe da Patrulha de Prevenção à violência doméstica do 19° Batalhão de Polícia Militar e também conta com a parceria da Medical Center, representada pela docente da Faculdade de Medicina do Mucuri(UFVJM) Dra. Fernanda Arueira, uma das coordenadoras do projeto.

 


Fonte: Marketing Unimed