Relatório de Gestão 2012 - Unimed Uberlândia - page 24-25

24
25
AÇÕES EM 2012
Recursos Financeiros em Caixa
Em 31 de dezembro de 2012 o caixa da cooperativa totalizava R$34.381
milhões, crescimento de 14,5% em relação ao ano anterior.
QUALIDADE
A área de Projetos e Processos da Unimed Uberlândia intensificou suas ações
em 2012 e redefiniu sua estrutura subdividindo-se em 3 subáreas, a saber:
áreas de projetos, processos e qualidade.
A área de Processos identifica e realiza o mapeamento dos processos, com
foco na melhoria, a fim de aumentar sua eficiência e agilidade, contribuindo
na obtenção de respostas mais rápidas às necessidades dos clientes e de
negócios da empresa.
Na divisão de Projetos busca-se implementar novos projetos e planos de ação
de melhorias, apoiar e fornecer informações necessárias a implantação de
Desafios para 2013 e 2014
Pincipal meta 2013
Certificação e acreditação
ISO 9001:2008 e RN-277 da ANS
projetos para as áreas da Unimed, realizar o acompanhamento e entregas
dos projetos da organização e manter o controle das demandas de projeto
apresentando os resultados obtidos com a implantação e acompanhamento
de projetos.
A área de Qualidade veio com foco em realizar a implantação do processo
de capacitação e certificação ISO 9001:2008, conforme RN277/2011 da ANS,
sob a assessoria da empresa IAG Saúde. Para o processo de capacitação e
certificação, a área de Qualidade é responsável por realizar treinamentos e
divulgação de ferramentas de qualidade que capacitem os colaboradores da
Unimed nas melhores práticas utilizadas pelomercado,com foco na melhoria
dos seus processos.
Durante o ano de 2012 foram realizadas varias ações que envolvem
a área de Projetos e Processos, dentre elas destacam-se:
DESTAQUES
Dentre as ações administrativas que contribuírampara omelhor desempenho
da cooperativa frente ao cenário vivido em 2012 destacam-se:
Aplicações e conta corrente
Disponibilidade imediata - Caixa
Apilcações vinculadas a provisões técnicas
2009
7,874
0.577
7.30
18,794
9.954
8.84
30,018
20.331
9.69
34,381
12.95
21.428
2010
2011
2012
40
35
30
25
20
15
10
5
2009
10,57%
8,89%
8,03%
7,13%
2010
2011
2012
15%
10%
5%
0%
EVOLUÇÃO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS
0,9 P.P
1
Workshop de Processos Unimed:
foram realizados 22 encontros
com as lideranças da Unimed (Gestores e Coordenadores), com
foco na disseminação do conhecimento dos processos de todas
as áreas da Unimed;
ABNT NBR ISO 9001:2008:
Especifica requisitos para um Sistema de
Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua
capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente,
aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
Será aplicada à OPS Unimed Uberlândia, Clínica de Fisioterapia Unimed e
Qualificação de Fornecedores Prestadores de Serviços.
A organização nacional de acreditação - ONA:
Tem por objetivo geral
promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de
certificação da qualidade dos serviços de saúde,permitindo o aprimoramento
contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em
todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.
RN 277/2011 da ANS:
Esta resolução institui o Programa de Acreditação
de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde - OPS, com o
objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da
saúde suplementar. Será aplicada à OPS Unimed Uberlândia, buscando a
melhoria dos processos em parceria com os prestadores e cooperados.
Mapeando processos
2010 - 2011
Padronização da informação
2010 - 2012
Controle e mediação de processos
2011 - 2012
Implantação ISO 9001:2008
e acreditação RN277
Outubro | 2012 - 2013
Certificação ISO 9001:2008
e acreditação ANS 2014
2
Definição e implantação da Metodologia de Projetos na
Unimed:
foram realizados 3 encontros para apresentação da
metodologia e treinamento das lideranças;
3
Projeto Certificação ISO 9001-2008 e RN277
da ANS:
iniciado outubro de 2012 com as
seguintes ações:
A |
Workshops com lideranças para capacitação sobre qualidade;
B |
Definição de procedimentos e modelos de documentos da área de Qualidade;
C |
Levantamento de documentos, matrizes de registros e
legislação das áreas;
D |
Definição dos indicadores de processos das áreas;
E |
Desenvolvimento dos "Procedimento da Qualidade" e
"Procedimentos Operacional Padrão" Unimed Uberlândia.
.
Implantação do Workshop de Processos;
. Aquisição e implantação do Sistema de Gestão Stratws,para mensurar
aperformancedaorganização-PlanejamentoEstratégicoe Indicadores
de desempenho;
. Lançamento de novo produto - Plano Prático;
. Projeto Certificação ISO 9001-2008 e RN277 da ANS iniciado
em 01/10/2012;
. Implantação do Pagamento Eletrônico;
. Pagamentode Impostos (2009,2010e2011) edoRessarcimentoaoSUS;
. Redução das despesas administrativas para 7,13%, uma das
menores do Sistema Unimed;
. Implantação do programa de Atenção à Saúde (Gerenciamento
de Crônicos);
. Desospitalizações;
. Melhorias na infraestrutura de redes e servidores maximizando
a disponibilidade e o nível de serviços prestados;
. Contratação do Unichat e novo contrato com Uniatend, com
exigência de nível de serviço;
. Unificação do atendimento local e de Intercâmbio;
. Criação da área de Relacionamento com Clientes;
. Internalização dos serviços de agência de publicidade, reduzindo as
despesas com publicidade e propaganda;
Estas disponibilidades de caixa garantem a cobertura das necessidades
financeiras frente às provisões técnicas necessárias para o funcionamento
da operadora.
Despesas Administrativas
Fundamentado pelo princípio da austeridade e, especialmente,
guiado pelo plano orçamentário da cooperativa o índice de despesas
administrativas fechou o ano em 7,13% da receita total.
Sobre o índice de despesas administrativas é importante observar que
cada ponto percentual de redução equivale a um impacto positivo de
R$ 200 mil no resultado da cooperativa.
1...,4-5,6-7,8-9,10-11,12-13,14-15,16-17,18-19,20-21,22-23 26-27,28-29,30-31,32-33,34-35,36-37,38-39,40-41,42-43,44-45,...64
Powered by FlippingBook