‘Saúde é Básica’: CNU lança série especial de podcasts

        22 de janeiro, 2021

Em parceria com o UOL, a Central Nacional Unimed apresenta a série de podcasts "Saúde é Básica", com quatro episódios. Eles serão exibidos semanalmente, sob o comando do jornalista Fernando Rocha, que recebe convidados especiais do Sistema Unimed. O lançamento aconteceu ontem (7), no portal de notícias e canais de streaming.

O tema com maior protagonismo nos noticiários dos últimos meses é o assunto do podcast de estreia: a expectativa para a vacinação contra à Covid-19. Os participantes são, respectivamente, os presidentes da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, e da Unimed Paraná, Paulo Faria.

Banner com tema "Saúde é Básica, com Fernando Rocha"

O primeiro, inclusive, compartilhou a experiência de estar na linha de frente hospitalar, ser infectado e de passar 67 dias na UTI. “O médico não tem essa sensação de morte, normalmente. Então, a sensação de que você nunca mais pode voltar a ver as pessoas que ama, mexe demais com a cabeça. É uma doença realmente avassaladora”, disse Joussef. 

Já Faria destacou as diferenças entre o combate ao coronavírus, em março de 2020, e o momento atual pelo qual o Brasil passa no enfrentamento da doença. “Com a pandemia, não se pode baixar a guarda. Enquanto não houver um fator imunizante da população, ela sempre vai voltar”, enfatizou.

"Mulher na Medicina"

Após debater a expectativa para a vacinação contra à Covid-19 no Brasil, a série de podcasts ‘Saúde é Básica’ traz o tema “Mulher na Medicina” para o segundo episódio. Na ocasião, Fernando Rocha recebeu duas mulheres atuantes na gestão da saúde do Sistema Unimed: Maria de Lourdes C. Araújo e Maura Aparecida da Silva, respectivamente, presidentes das Unimeds Recife e Pindamonhangaba.

Em um bate-papo descontraído, as convidadas compartilharam sobre os desafios da liderança feminina, e a experiência como médicas e gestoras em uma área ainda marcada pela maioria masculina. “Eu assumi a presidência no começo da pandemia, então, já foi uma mistura de aprendizados sobre liderança e correria para atender as pessoas como médica”, afirmou.

Maria de Lourdes contou sobre seus 24 anos de atuação na área e aproveitou para dar dicas para a colega de profissão, que está à frente da presidência em Pindamonhangaba há menos de um ano. “A doutora está começando na gestão e, ao contrário do que eu tive que fazer, acho que ela nunca deve deixar de atender os pacientes dela por conta deste trabalho”, declarou.

Confira onde ouvir os primeiros episódios da série de podcasts “Saúde é Básica” na íntegra:

Episódio 1 - https://www.uol.com.br/vivabem/conteudo-de-marca/2020/12/22/saude-e-basica-1-coronavirus.htm

Episódio 2 - https://www.uol.com.br/vivabem/conteudo-de-marca/2020/12/23/saude-e-basica-mulheres-na-medicina.htm

Divulgação webinar conecta