O que é Atenção Integral à Saúde?

No Sistema Unimed, acreditamos que o indivíduo deve ser cuidado integralmente. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção. É assim que estamos nos organizando: para que o beneficiário esteja e venha em primeiro lugar, para que o foco seja na manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação.

Por isso, nosso foco se volta, neste momento, para a Atenção Integral à Saúde. Estamos agindo em sinergia para que o cliente Unimed seja cuidado sempre. Assim, abrangemos a promoção à saúde e a prevenção em diferentes níveis, que vão desde educar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde, até o acompanhamento contínuo de um médico e equipe multidisciplinar, em abordagens assistenciais, quando necessário, com base nos princípios da Atenção Primária à Saúde e nas melhores evidências técnico-científicas.

O que é a Atenção Primária à Saúde (APS)?

Os níveis de Atenção à Saúde, que organizam as ações de cuidados ofertados por um sistema de saúde, são divididos em três: primário, secundário e terciário.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro, em que todas as necessidades de saúde do paciente devem ser detectadas com olhar individual e, também, populacional. Por essa razão, tem alto potencial de ordenação do sistema que será responsável por realizar a gestão de saúde populacional, executar ações tanto de promoção/prevenção quanto de assistência (ações curativas).

No nível secundário, a complexidade de atendimento é maior. Nesse caso, o paciente precisa de atendimento com um especialista e pode realizar exames mais detalhados para um diagnóstico e tratamento mais específicos.

Já o nível terciário é altamente especializado, quando há a necessidade de cirurgia, procedimentos invasivos ou, ainda, para doenças e eventos graves que representam risco à vida.

Na APS, o paciente cria um vínculo com a sua equipe de saúde, que passa a ser sua referência e conhecerá de forma mais abrangente todas as suas necessidades de saúde, resolvendo grande parte das suas necessidades e garantindo o acesso facilitado à toda a rede de maior complexidade, quando necessário.  

Atributos essenciais da APS

Acesso no primeiro contato

A APS deve ser entendida pelos profissionais de saúde e pelos beneficiários como o serviço de referência a ser buscado quando há uma necessidade ou um problema de saúde. Portanto, o local mais acessível à população em todos os sentidos.

Integralidade

A APS deve garantir o acesso a diversos níveis de atenção, sendo responsável por todas as demandas de saúde dos beneficiários, ou seja, ainda que parte do cuidado tenha de ser realizado por outros níveis (secundário ou terciário), o serviço de Atenção Primária continua sendo a referência. A integralidade exige o reconhecimento de uma variedade completa de necessidades relacionadas à saúde dos pacientes e a disponibilização de recursos para abordá-las. Pressupõe a existência de uma rede de serviços, em distintos níveis de complexidade e de competências, em que a integração entre as ações deve satisfazer o conjunto de cuidados demandados por um indivíduo.

Longitudinalidade

A APS deve garantir a continuidade do cuidado, mantendo o vínculo do serviço de saúde com o beneficiário ao longo do tempo. Assim, quando uma nova demanda surge, será atendida de forma mais eficiente. No contexto da atenção primária, longitudinalidade é uma relação pessoal de longa duração entre os profissionais e os pacientes em suas unidades de saúde. A equipe da APS acompanha o cliente durante todo o seu ciclo de vida, independentemente do tipo de problema ou, até mesmo, da presença dele.

Coordenação do cuidado

A APS deve garantir a coordenação do cuidado entre os níveis assistenciais, ou seja, realizar a articulação entre os diversos serviços e ações de saúde, de forma que seja ofertado ao beneficiário um conjunto de atendimentos e informações que respondam às suas necessidades de forma integrada, por meio de diferentes pontos da rede de atenção. Em outras palavras, é a APS que deve conduzir e acompanhar o paciente em sua jornada nos serviços da rede (especialista, centro de diagnósticos, hospital, pronto atendimento ou outro serviço).

Iniciativas de Atenção Primária à Saúde do Sistema Unimed

Inovação para a saúde

RES – Registro Eletrônico de Saúde


O RES - Registro Eletrônico de Saúde é um repositório de informações da saúde do beneficiário, que são armazenadas e transmitidas de forma segura e integrada. O cliente, dono desses dados, pode compartilhá-los com todos os profissionais de saúde que participam do seu cuidado, se assim desejar.

Por meio dele, todo o histórico clínico fica registrado em só lugar, de fácil acesso. Na prática, permite que, em caso de emergência, por exemplo, os profissionais saibam das condições de saúde prévias, alergias e medicamentos em uso, o que agiliza a tomada de decisão do melhor tratamento para aquela situação.

 O Sistema Unimed conta com o RES da Unimed do Brasil. A Unimed que desejar mais informações, pode entrar em contato pelo e-mail res@unimed.coop.br.

Educação para Atenção Integral à Saúde


Toda mudança necessita de pessoas preparadas e, por isso, preparamos profissionais de saúde para encarar os desafios de atender nossos pacientes de acordo com a premissa da Atenção Integral à Saúde. Conheça abaixo as modalidades oferecidas pela Faculdade Unimed.

Pós-graduação

Atenção Integral à Saúde – 368 horas

Curso de aprimoramento em parceria com o Sescoop

Plano diretor de formação em recursos humanos em atenção primária à saúde – 180 horas

Curso de curta duração

RN 440 – FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO – 24 horas

EAD

RN 440 - Interpretação dos Requisitos – 16 horas

Assessoria de Gestão

Consultoria de implantação de AIS

EAD

Curso de Saúde Digital

Como iniciar o atendimento de APS em minha Unimed?


A Unimed do Brasil possui uma equipe especializada na estratégia de expansão de APS.
Entre em contato com a área de Gestão de Atenção Integral à Saúde para obter mais detalhes: atencaoasaude@unimed.coop.br.