Unimed Catanduva enfatiza importância da doação de sangue

        14 de fevereiro, 2022

As doações de sangue no Hemonúcleo de Catanduva caíram 70% no início de 2022. A pandemia é um dos motivos para a queda. A Unimed Catanduva, preocupada com a situação, ressalta a importância da doação. As bolsas de sangue são fundamentais no atendimento aos pacientes internados.

De acordo com dados da agência transfusional do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), em 2021 o setor realizou 1.706 transfusões em 860 pacientes. Somente em janeiro de 2022, já foram realizados 75 atendimentos, com 98 bolsas transfundidas.

A agência atende a pacientes que necessitam de reserva sanguínea e transfusão, garantindo um procedimento seguro e eficaz. De acordo com a gestora do setor, a biomédica Jéssica Simiel, o atendimento contempla todas as faixas etárias. “Atendemos desde recém-nascidos a pacientes idosos”, sinalizou.

A profissional ressalta que as bolsas de sangue são destinadas a intervenções médicas, como cirurgias de grande e médio porte, que precisam de reserva sanguínea e transfusão no ato cirúrgico ou após procedimento. Pacientes de clínicas credenciadas também realizam transfusões na unidade.

Enfermeiro do Hemonúcleo Catanduva, Wellington Coquelet falou sobre a preocupação na queda das doações. “Desde o início do ano, as doações caíram muito, em torno de 70%. É preocupante. Precisamos de todo tipo sanguíneo”, disse.

Para doar sangue, os interessados devem estar saudáveis, ter entre 16 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Pessoas que tiveram Covid-19, com sintomas leves, podem fazer a doação de sangue após 10 dias do contato com o vírus.

O Hemonúcleo Catanduva está localizado na rua 13 de maio, 974, na área central do município. O atendimento pode ser agendado e as coletas realizadas de quarta a domingo, das 7 às 13 horas, no telefone (17) 3522-7722.

 

Patrícia Santos

Fonte: Unimed Catanduva

Divulgação webinar conecta