Unimed planta 824 árvores para neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa

        24 de março, 2021

Reduzir e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um dos compromissos da Unimed Circuito das Águas desde que iniciou a contabilização das emissões através de elaboração de Inventários de Carbono há dez anos. “Combater as Mudanças Climáticas é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que a Unimed apoia e trabalha através da Neutralização do Carbono”, diz o Presidente Musse José Matuck.

Equipe prepara terreno para plantar árvores

Todos os anos a cooperativa faz a contabilidade ambiental de suas atividades relacionadas às emissões de GEE, tanto diretas quanto indiretas, geradas, por exemplo, pelo consumo de energia elétrica ou de combustíveis fósseis (diesel e gasolina). “Como passamos a medir esses indicadores, temos condição de trabalhar para reduzir nossos impactos ambientais ou mesmo zerá-los através do plantio de árvores, o que realizamos anualmente, desde 2011”, afirma Musse José Matuck.

As emissões contabilizadas em 2019 e 2020 estão sendo neutralizadas em 2021 através do plantio de 824 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, adquiridas pela cooperativa no Viveiro do ICMBio – Floresta Nacional de Passa Quatro - MG. As árvores foram plantadas em área de Preservação Permanente na Escola Rural Família Agrícola de Cruzília - EFAC, dando continuidade ao Projeto de Recuperação da mata Ciliar do Córrego Passo Fundo, que atravessa a escola. Parte do plantio está sendo feito pelos profissionais que atuam na escola do ensino médio técnico de agropecuária, que permanece com o ensino remoto aos alunos, e outra parte será plantada pela Pastoral do Meio Ambiente em área verde próxima à Escola.

A parceria com a EFAC foi iniciada em 2019 com o plantio de árvores para neutralizar as emissões de 2018. “Ao entregarmos as novas mudas, pudemos constatar que as árvores plantadas em maio de 2019 crescem fortes à beira do curso d’água à entrada da Escola, que tem o compromisso de monitorar o crescimento e prestar contas do plantio pelos dois primeiros anos”, explica a Assessora de Comunicação e Sustentabilidade Mônica Fernandes, que participou da entrega das mudas no dia 09 de março.

Divulgação webinar conecta