Unimed Vale do Aço debate com Polícia Civil ações no combate a fraude de boletos

        25 de agosto, 2021

Mesmo com as ações de prevenção, a falsificação de boletos se tornou algo recorrente. Nos últimos meses, beneficiários do Sistema Unimed foram vítimas desse tipo de golpe e no Vale do Aço, a cooperativa se empenha em alertar seus clientes sobre a prática criminosa. Como forma de reforçar o assunto, a Singular recebeu a visita do delegado da Polícia Civil em Coronel Fabriciano, Washington Moreira e dos inspetores Matheus Botelho e Sérgio Batista.

O encontro ocorreu na sala de reuniões do Hospital Metropolitano Unimed. O delegado foi recebido pelo Gerente executivo administrativo-financeiro, Takeshi Nomura, pelo Gerente executivo de provimentos em saúde, Gleidson Dias, pelo gerente comercial, Rogério Pedrosa, pela advogada Tássia Franco, pelo coordenador de comunicação e marketing, Guilherme Pavione, e pela assistente do setor financeiro, Bruna de Faria.

“Em maio, junto a Unimed do Brasil, iniciamos uma intensa divulgação sobre os casos de fraude em boletos envolvendo o nome da cooperativa. Quando o beneficiário usa sites de busca para emitir a segunda via de seu documento, ele acaba direcionado a páginas falsas, que emitem boletos falsos. Já registramos notícia-crime na Polícia Civil e reforçamos nossa preocupação com o beneficiário, que é o mais lesado, reiterando nossa parceria com a autoridades penais para que o problema seja sanado”, explicou Takeshi Nomura.

Segundo o delegado, a Polícia Civil lida com esse tipo de crime há algum tempo. “Além da Unimed, clientes de outras empresas também estão se tornando vítimas das fraudes em boletos. A orientação que passamos é que o cidadão sempre desconfie de canais que ofereçam muitas facilidades para o pagamento de faturas ou que solicitem dados confidenciais. Muitas vezes o golpista vai aproveitar de um WhatsApp ou um endereço de site falso pra aplicar o golpe”, afirmou.

Washington Moreira ainda reforçou a importância das vítimas registrarem o boletim de ocorrência. “Ao ser alvo deste tipo de golpe, é fundamental que o cidadão procure a delegacia de Polícia Civil e efetue a denúncia. Todo o material pode ser usado como prova, desde o boleto falso pago ao print ou endereço do site/Whatsapp em que o documento foi emitido. Para crimes de natureza virtual, a polícia e a Justiça ainda tem dificuldade na investigação, porque muita vezes estamos lidando com sites hospedados em outros países, com isso dependemos de um trabalho de TI mais avançado. De toda forma, a denúncia é essencial, assim como a cautela por parte dos beneficiários”, concluiu o delegado.

A delegacia de Coronel Fabriciano está localizada na avenida Um, 147 - Parque Industrial Novo Reno.

 

Como retirar o boleto Unimed Vale do Aço

Para retirar um boleto da Unimed Vale do Aço o beneficiário deve acessar o site oficial da cooperativa (https://www.unimedvaledoaco.coop.br/) e clicar no ícone “2° via de boleto”. Ele será direcionado a uma página e após digitar o CPF/número da carteirinha e a senha, terá acesso à área do cliente e a emissão do documento.

Os boletos também podem ser retirados de forma presencial no Hospital Metropolitano Unimed, em Coronel Fabriciano, ou em qualquer uma das unidades da cooperativa, de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 16h e as sextas-feiras, de 7h30 às 15h.

Em caso de dúvidas, o beneficiário ainda pode ligar para (31) 2109 8668.