Perguntas Frequentes

Plano de Saúde

O que é uma operadora de plano de saúde?
       
Trata-se de uma pessoa jurídica que disponibiliza para venda e administra os planos privados direcionados à assistência à saúde.
O que é um plano de saúde?
       
É um contrato individual ou coletivo que garante a prestação de serviços médicos e odontológicos voltados para assistência à saúde, por tempo indeterminado e sem teto máximo, conforme contratado pela pessoa física ou jurídica. A Unimed Pindamonhangaba possui três modalidades de planos: Unimed Uniflex, Unimed Eco Participativo e Unimed Integral.
O que é um plano individual ou familiar?
       
O plano individual é aquele contratado diretamente por uma pessoa física junto à Unimed Pindamonhangaba. Os membros da família têm participação do plano como dependentes, conforme definido em contrato.
O que é plano coletivo?
       
Os planos considerados coletivos são contratados por pessoas jurídicas (empresas) para funcionários, estatutários e profissionais pertencentes a conselhos, sindicatos, entidades de classe, etc. O plano coletivo pode ser empresarial ou por adesão.
Como faço para ingressar em um plano coletivo empresarial?
       
Estar vinculado a uma empresa ou instituição sendo inclusos ou não os respectivos grupos familiares.
O que é plano coletivo por adesão?
       
Os planos coletivos por adesão são contratados por pessoas jurídicas, constituídos ou formatados para população que estabeleça vínculo associativo com uma pessoa jurídica de aspecto profissional, classista ou setorial. A adesão ao plano é espontânea e opcional. Podem ser incluídos como dependente cônjuge ou companheiro (a), filhos (as) e enteados (as) do segurado titular.
Como faço para ingressar em um plano coletivo por adesão?
       
Ser vinculado a uma pessoa jurídica de aspecto profissional, classista ou setorial, com ou sem os grupos familiares (Resolução Normativa nº 195).
Por que os planos de saúde ficam mais caros com o passar da idade?
       
As chances de internações e longos tratamentos, cada vez mais custosos, é bem maior em pessoas idosas. Com isso, sobem também os custos, que impactam no valor das mensalidades.
O que é plano referência?
       
O plano referência garante a cobertura médica, ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, com acomodação em enfermaria. É conhecido como referência porque é o padrão mínimo de cobertura que qualquer operadora deve oferecer aos seus segurados/beneficiários. As operadoras podem registrar na ANS diversos produtos com segmentação assistencial variada (ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia), entretanto elas são obrigadas a ter pelo menos um produto denominado plano referência (com todas as características descritas acima) para oferecer ao consumidor.
Por que são necessários os reajustes anuais e quais tipos de reajuste?
       
A inflação médica é um dos maiores desafios para o setor de saúde, que em todo o mundo é muito superior à inflação que mede os demais preços da economia. Insumos, medicamentos, materiais, equipamentos, diárias em clínicas e hospitais tem os valores reajustados que impactam a precificação nos valores mensais aos beneficiários. Outros fatores como o aumento da utilização do plano e a incorporação de novas tecnologias, por vezes mais caras que as existentes, também influenciam no custo dos planos.

As mensalidades foram fixadas com base em cálculo atuarial levando-se em consideração os custos dos serviços colocados à disposição dos beneficiários, a frequência prevista de utilização desses serviços, o prazo contratual, os procedimentos não cobertos, os períodos de carências, os limites, valor e/ou percentual de coparticipação/franquia e a carga tributária que hoje recai sobre as cooperativas de trabalho médico, assim, quaisquer alterações desses itens poderão ensejar novos valores.

A mensalidade do seu plano de saúde será reajustada:
  • anualmente, na data base (aniversário) do contrato;
  • quando houver mudança de faixa etária, conforme as faixas de idade e os percentuais detalhados em seu contrato, de acordo com as características do seu plano.
Também será reajustada a coparticipação nas despesas assistenciais, de acordo com as disposições contratuais.

Desde que não esteja vedado pela regulamentação, o valor das mensalidades poderá ser revisto, anualmente, de forma complementar, de modo a recompor o equilíbrio econômico do contrato, quando houver utilização dos procedimentos acima da média prevista ou aumento dos custos dos insumos que compõem a assistência contratada, ou ainda acréscimo de novos procedimentos ou métodos de elucidação diagnóstica e tratamentos.
O que é plano de saúde com coparticipação?
       
No plano de saúde com coparticipação, o usuário tem mensalidades mais acessíveis, ou seja, com menor valor na mensalidade, e paga uma taxa a cada vez que usa o plano, de acordo com as condições pactuadas em seu contrato escolhido.

A coparticipação poderá ocorrer somente nas consultas, nas consultas e exames/procedimentos ou ainda em todos os serviços utilizados, conforme condição descrita no contrato do cliente.

Os valores da coparticipação:

Consulta: geralmente tem um valor fixado conforme o contrato firmado;

Exames e Procedimentos: geralmente é uma porcentagem sobre o serviço utilizado, com um valor máximo a ser cobrado, conforme o contrato firmado;

Internação: geralmente tem um valor fixado conforme o contrato firmado, independente do tempo da internação e dos procedimentos realizados

A cobrança da coparticipação é realizada para os atendimentos do titular e também dos dependentes, caso tenha. Essa cobrança não é paga no ato do atendimento e sim posteriormente através de boleto ou fatura da Unimed.
Reembolso
       
REGRAS PARA REEMBOLSO
Será garantido ao beneficiário o reembolso das despesas decorrentes dos atendimentos de urgência e emergência ocorridos na área de abrangência geográfica da cobertura contratual (Área em que a operadora de plano de saúde se compromete a garantir todas as coberturas de assistência à saúde contratadas), sempre que não for possível a utilização dos serviços de prestadores da rede assistencial deste plano.

O beneficiário terá o prazo de 1 (um) ano para solicitar o reembolso, devendo para tanto apresentar à CONTRATADA os seguintes documentos:
  1. Solicitação de reembolso através de preenchimento de formulário próprio a ser fornecido pela CONTRATADA;
  2. Relatório do médico assistente, declarando o nome do paciente, descrição dotratamento e respectiva justificativa dos procedimentos de urgência ou emergência realizados, data do atendimento, e, quando for o caso, período de permanência no hospital e data da alta hospitalar;
  3. Conta hospitalar discriminando materiais e medicamentos consumidos, com preço por unidade, juntamente com notas fiscais, faturas ou recibos do hospital;
  4. Recibos individualizados de honorários dos médicos assistentes, auxiliares e outros, discriminando funções e o evento a que se referem;
  5. Comprovantes relativos aos serviços de exames complementares de diagnósticos e terapia, e serviços auxiliares, acompanhados do pedido do médico assistente. Nota fiscal original. Na NF deve ser informado o CPF e CRM do médico, bem como endereço da clínica;
  6. Cópia da Carteirinha do usuário;
  7. Dados bancário do titular para depósito;
  8. Cópia do Pedido Médico;
  9. Justificativa para realização do exame fora da rede.
O reembolso será efetuado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento da documentação completa pela CONTRATADA, e seu valor poderá ser praticado pela tabela do sistema Unimed.

Em caso de dúvida, sempre mantenha contato prévio com a Central de Atendimento 24 horas no telefone 0800 057 0000.

Comprar Plano Unimed Pindamonhangaba

Quem pode contratar um plano de saúde oferecido pela Unimed Pindamonhangaba?
       
A pessoa pode ser física ou jurídica, dependendo do tipo de contrato plano adquirido. Os tipos de planos são:

Unimed Flex: Mensalidade reduzida em que você paga apenas a consulta*, quando utilizar, e terá à disposição toda a rede Unimed Pinda ou Vale do Paraíba. Urgência e Emergência Nacional. *Consultas Clínicas e Pronto Atendimento.

Unimed Eco Participativo: Destinado ao cliente que quer segurança, mas não abre mão da economia, o Unimed ECO Participativo é o plano com custos reduzidos da Unimed Pinda.

Com ele, o cliente paga uma parcela reduzida por mês e coparticipa com pequenos valores ao realizar consultas, exames, procedimentos e terapias.

Durante as internações hospitalares, o cliente coparticipa com um valor simbólico de franquia, e todos os outros exames e procedimentos médicos serão integralmente assumidos pela Unimed Pinda (consulte condições contratuais).

Unimed Integral: Foi elaborado especialmente para quem quer tranquilidade, segurança e praticidade.

Nele, o cliente paga a mensalidade e terá à disposição serviços de consulta, exames e internação sem custos adicionais em toda a rede Unimed Pinda, além de cobertura médica em todo o território nacional (urgência e emergência).
Quem pode contratar um plano de saúde oferecido pela Unimed Pindamonhangaba?
       
Como faço para contratar um plano de saúde oferecido pela Unimed Pindamonhangaba?
Nesse momento de pandemia é fundamental que o beneficiário seja atendido em casa com todo conforto e comodidade. Para contratar um plano de saúde da Unimed Pindamonhangaba, você pode agendar uma visitar acessando o formulário no site:

(https://www.unimedpinda.com.br/site/comercial/) ele deve preencher com os dados pessoais e após clicar no botão ENVIAR. O beneficiário conta também com o telefone (12) 3644-4442.

Beneficiário

O que é beneficiário?
       
Entende-se por beneficiário a pessoa física que tem direito às coberturas previstas no plano de saúde contratado, este pode ser segurado titular ou o dependente. No plano coletivo, o segurado titular é o responsável pelo vínculo com a pessoa jurídica contratante do plano de saúde.
Qual a diferença entre beneficiário titular e dependente?
       
O beneficiário titular é quem contratou ou que possui vínculo com a pessoa jurídica que contratou o plano. O beneficiário dependente é entendido como aquele que possui algum tipo de parentesco com o beneficiário titular, desde que exista previsão contratual para sua inclusão, tais como, filhos e cônjuge.
Qual é o tipo de plano que adquiri?
       

Quanto à abrangência geográfica

A) Municipal
B) Grupo de Municípios

Quanto a formação do preço

A) Pré-pagamento (pré-estabelecido) – Quando o valor da mensalidade é calculado antes da utilização da cobertura contratada.
 

Quanto ao fator moderador

A) Coparticipação – Quando o beneficiário paga parte da despesa assistencial.
B) Sem Coparticipação – Quando o beneficiário não participa no pagamento de cada procedimento realizado.
 

Quanto à época da contratação

A) Regulamentados (contratos firmados a partir de 02/01/1999. Depois da vigência da lei 9.656/98)
B) Não-regulamentados (contratos firmados antes de 02/01/1999, antes da vigência da lei 9.656/98)
C) Adaptados (contratos firmados antes de 02/01/1999, mas que foram editados para ajustá-los à cobertura de lei 9.656/98 e demais normas da ANS – Agência Nacional de Saúde).
 

Quanto ao padrão de acomodação

A) Enfermaria (acomodação coletiva)
B) Apartamento (Acomodação individual)
Quais são os tipos de cobertura que os planos da Unimed Pindamonhangaba dispõem?
       
Compreendem dois tipos de coberturas:
 

Cobertura Ambulatorial

  • Consultas e exames de apoio diagnóstico sem limite de quantidade;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia ambulatorial;
  • Hemodiálise e diálise peritoneal;
  • Fisioterapia;
  • Demais procedimentos ambulatoriais que não necessitem de internação.

Cobertura Hospitalar

  • Internações hospitalares, inclusive UTI;
  • Transplante de rins e córneas;
  • Quimioterapia;
  • Pré-Natal e parto;
  • Cobertura assistencial ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias de vida;
  • Cirurgias cardíacas;
  • Cobertura para internações psiquiátricas e desintoxicação, com coparticipação.

Acomodação: Enfermaria/Apartamento

Plano e Cobertura

Quais são os planos e coberturas?
       
O seu plano de saúde é regulamentado de acordo com a Lei 9.656/98, ou seja, você terá cobertura para todo o Rol de Procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nas especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para os planos não-regulamentados (contratos firmados antes de 02/01/1999, antes da vigência da Lei 9656/98), a cobertura e suas limitações estão definidas no próprio contrato, de acordo com o segmento contratado.

Confira as coberturas às quais você tem direito para contratos regulamentados:

Consultas médicas eletivas: prestadas pela rede credenciada, em horário e local previamente agendados.

Exames eletivos: realizados para auxílio de diagnóstico ou controle de tratamentos, em horário e local previamente agendados, tais como: laboratorial, raio-x, eletrocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, holter, endoscopia, etc.

Serviços auxiliares de terapia eletivos: Atendimentos realizados como auxilio ou complemento terapêutico, em horário e local previamente agendados, tais como: fisioterapia, quimioterapia, radioterapia, psicoterapia, fonoterapia, etc.

Serviços em pronto-socorro: para atendimentos caracterizados como Urgência e Emergência, realizados em ambiente de pronto socorro credenciados e indicados para a categoria do plano contratado pelo beneficiário.

Serviços hospitalares: internações clínicas e cirúrgicas sem limite de dias de internação, inclusive U.T.I, em acomodação em quarto coletivo ou individual.

Atendimento obstétrico e assistência ao recém-nascido: incluindo serviços de atendimento obstétrico, compreendendo o pré-natal, as intercorrências da gravidez e o parto, com cobertura assistencial ao recém-nascido, filho natural ou adotivo do beneficiário, durante os primeiros 30 dias após o nascimento ou adoção.

Transplantes: estão cobertos os transplantes de córnea, rim e medula óssea, conforme a Lei nº9.656/98.

Saúde mental: assegurados os atendimentos às emergências psiquiátricas, consultas, serviços de diagnostico e tratamentos solicitados pelo médico psiquiatra assistente, observadas as especificações e prazos conforme a Lei nº9.656/98.
Quais são os tipos de cobertura que os planos da Unimed Pindamonhangaba dispõem?
       
Compreendem dois tipos de coberturas:
 

Cobertura Ambulatorial

  • Consultas e exames de apoio diagnóstico sem limite de quantidade;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia ambulatorial;
  • Hemodiálise e diálise peritoneal;
  • Fisioterapia;
  • Demais procedimentos ambulatoriais que não necessitem de internação.
 

Cobertura Hospitalar

  • Internações hospitalares, inclusive UTI;
  • Transplante de rins e córneas;
  • Quimioterapia;
  • Pré-Natal e parto;
  • Cobertura assistencial ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias de vida;
  • Cirurgias cardíacas;
  • Cobertura para internações psiquiátricas e desintoxicação, com coparticipação.
Acomodação: Enfermaria/Apartamento

Coberturas, Carências a CPT

O que é carência?
       
Entende-se por carência, o período compreendido entre o início de vigência do contrato e o início da cobertura do plano contratado. Durante esse período, o segurado só tem direito ao atendimento nos casos de acidente pessoal, após 24 horas da vigência do contrato.

Conforme legislação da saúde suplementar, a Unimed aplica um formulário denominado “Declaração de Saúde” e, sendo identificada ou constatada algumas doença/lesão preexistente, o beneficiário fica com a cobertura suspensa para procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos e internação em U.T.I., diretamente relacionados com tal doença ou lesão, por um período máximo de 24 meses contados de sua adesão ao contrato.

Para os planos não-regulamentados (contratos firmados antes de 02/01/1999, antes da vigência da lei 9656/98), a cobertura e suas limitações estão definidas no próprio contrato. No caso dos planos regulamentados, a cobertura é aquela prevista no Rol de Procedimentos da ANS vigente à época do atendimento, de acordo com o segmento contratado (plano referência, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e suas combinações).

Quando couber cumprimento de carências, elas serão contadas a partir da data de inicio de vigência do contrato ou da adesão ao plano*.
  • 24 (vinte e quatro) horas para atendimento ambulatorial de urgências e emergências;**
  • 30 dias (trinta) consultas e exames básicos;
  • 180 dias (centro e oitenta) para os exames complexos, internação e U.T.I;
  • 300 (trezentos) dias para parto a termo;
  • 24 meses (vinte e quatro) doenças e lesões preexistentes.

* Para planos coletivos empresarial, consulte o responsável pelo plano de sua entidade.

** O plano referência garante atendimento de urgência e emergência, após 24horas, nos regimes ambulatorial e hospitalar.

Alterações Cadastrais

Como faço para solicitar minhas alterações cadastrais?
       
O usuário deverá acessar www.unimedpinda.com.br/site/atualizacao-cadastral-dos-beneficios preencher os campos do formulário com seus dados e após finalizar clicar no botão enviar.

Comprovação de Pagamento do Plano para dedução no Imposto de Renda

Como faço para solicitar miComo solicito meu informe de pagamento para dedução do imposto de renda?
nhas alterações cadastrais?
       
O usuário deverá acessar:

http://intranet.unimedpinda.com.br/dirf/comprovante/comprovante.php

Informar o número da carteirinha do titular e o ano. Feito isso clicar o no botão de confirmação abaixo.

Solicitação da 2ª via de boleto

Como faço para solicitar a 2ª via de boleto
       
O usuário deverá acessar:

http://intranet.unimedpinda.com.br/segundavia/

Informar o CPF e data de nascimento do responsável. Após clicar no botão enviar.

Envio de cartão/carteirinha

Como faço para solicitar o envio?
       
Caso seja Pessoa Jurídica, deve ser feito através do RH da empresa/instituição. Já se for Pessoa Física poderá ser feito pelo 0800-0570000 ou pelo setor de cadastro no telefone (12) 3644-4430.

Intercâmbio

O que é o intercâmbio?
       
Quando você está se encontra na cidade de Pindamonhangaba, cidade onde o plano foi contratado e precisa de atendimento médico, estabelece-se o regime de Intercâmbio. Esse processo permite ao beneficiário realizar seus procedimentos em qualquer outra Unimed, desde que as carências contratuais estejam cumpridas. O atendimento de urgência e emergência é assegurado em todo o território nacional, de acordo com a Lei nº 9.656/98, e os atendimentos eletivos serão prestados, desde que o cliente tenha contratado um plano de abrangência nacional.

Com isso, nossos clientes podem contar com a qualidade e segurança dos procedimentos e com os profissionais da Unimed mesmo não estando na cidade de origem do contrato.

Exemplo: você é cliente da Unimed X, possui um plano nacional e necessita de atendimento eletivo na cidade Y.

Nessa situação, você é um cliente em Intercâmbio.

Guia Médico

Como faço para acessar o Guia Médico?
       
Procure os médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e parceiros comerciais da Unimed que estão mais perto de você.

Veja a localização dos resultados da sua busca no mapa, saiba como chegar até eles, ou indique estes resultados a um amigo.

Acesse o Guia Médico pelo site unimedpinda.comb.br na aba: “Ainda não tem seu Guia Médico” e acesse pelo botão: Faça seu Donwload.

APP Unimed SP Cliente: Baixe o aplicativo Unimed SP Cliente e tenha recursos que facilitam a utilização do seu plano de saúde.

IMPORTANTE: Após baixar o aplicativo Unimed SP Cliente, o beneficiário deverá cadastrar o número do cartão da Unimed, a validade e o CPF e depois avançar e por último, cadastrar o seu email.

O APP está disponível para donwload na Google Play e Apple Store.