Notícias

Voltar O que pais precisam saber sobre o COVID-19

O que pais precisam saber sobre o COVID-19

Confira entrevista com a pediatra Dra. Marta Guitel
        17 de junho, 2020


A doença causada pelo novo coronavírus, COVID-19, tem crescido no mundo inteiro. Quem tem filhos precisa ter consciência em relação a alguns pontos, como o uso de máscaras. Leia a seguir uma entrevista com a pediatra Dra. Marta Huppes Guitel sobre o assunto.

 

Pergunta: As crianças não são tão afetadas pelo COVID-19 quanto os idosos. Apesar disso, a doença pode ser especialmente ameaçadora para elas. Por quê?

Dra. Marta: Além do contato físico, o novo coronavírus é transmitido através de pequenas gotas de saliva eliminadas pela tosse, espirro e até pela fala que podem se depositar em todos as superfícies. Assim, qualquer pessoa pode se contaminar ao tocar nelas ou em objetos e, após, pôr a mão na boca, nariz ou olhos. Principalmente crianças, se não receberem orientação dos pais de que devem cuidar da higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel, tossir ou espirrar de forma adequada e usar máscaras, pois são medidas que reduzem muito a contaminação.

 

Então vamos falar sobre as máscaras, começando por quem deve usá-las.

A princípio, de acordo com o momento da pandemia, o uso de máscaras é aconselhado para todas as pessoas a partir de 2 anos de idade. Com o uso da máscara, podemos dizer “eu te protejo e você me protege”. Usamos máscaras caseiras para deixar as máscaras cirúrgicas (N95 ou PFF2) para os profissionais de saúde, que estão muito mais expostos ao vírus do que a população.

Como medida de proteção, podemos produzir nossas próprias máscaras a partir de determinados cuidados como: tipo de tecido usado, que deve ser dupla face, observar as medidas corretas conforme determina a ANVISA: cobrindo totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. E nunca esquecer de manter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia.

 

Qual a validade das máscaras?

Toda máscara tem uma duração determinada. Devemos prestar atenção na degradação do tecido ou elástico, já que a máscara não deve ficar úmida. Quando isso acontecer, precisa ser trocada em no máximo 2 horas. A máscara também precisa ser lavada com água sanitária todos os dias.

 

Qual a forma correta de colocar e retirar a máscara?

Ao usar máscara, automaticamente ela é contaminada. Então, toda vez que você tocar na parte da frente dela, deve lavar as mãos. Para remover a máscara manipule-a pelas presilhas sem tocar na parte frontal e guarde-a em saco de papel ou plástico até a lavagem. Recomendo que cada pessoa tenha até 5 máscaras.

 

Crianças e adolescentes precisam de algum cuidado específico para usar máscaras?

Sim, eles são o maior número de assintomáticos respiratórios. Então, é fundamental que a família explique os motivos para usar, de acordo com a capacidade de entendimento de cada idade.

Apesar de não existir consenso entre infectologistas, as crianças maiores de 2 anos devem usar máscaras sempre sob a supervisão de adultos. Especificamente na idade entre 2 a 5 anos e 11 meses, elas desenvolvem a interação social e a chance de transmissão acontece muito pelo hábito delas colocarem tudo na boca. Assim, as crianças devem sim usar a máscara desde que sob a supervisão de adulto. Em ambientes abertos e com distanciamento, no entanto, o uso é dispensado. Menores de 2 anos não devem usar máscaras pelo risco de sufocação, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para esse público, porém, podemos ensinar a higiene adequada das mãos.

 

Utilize uma tag para filtrar o assunto de sua preferência.