Programa Família Feliz

Responsive Image
1. Conceito
O Programa Família Feliz é desenvolvido para atender pacientes gestantes e seus companheiros, envolvendo ações de promoção à saúde, prevenção e orientação em relação a gestação e ao recém-nascido, promovendo junto o fortalecimento familiar.
 
2. Objetivo Geral
Oferecer orientações e treinamentos às gestantes e parceiros, para uma gestação segura e um pós-parto adequado, acompanhando o recém-nascido com facilidade e tranquilidade.
 
3. Objetivos específicos
- Preparar a gestante e seu companheiro para uma etapa tão importante, abordados os aspectos físicos e emocionais da gestação;
- Minimizar as complicações obstétricas/puerperais e os custos gerados por elas através das ações de educação para a saúde e dos cuidados no pré-natal e pós-parto;
- Incentivar o parto normal e o aleitamento materno;
- Orientar as pacientes quanto aos cuidados com o recém-nascido: higiene, conforto, segurança do bebê, vacinação, puericultura, testes e exames entre outros;
- Orientar sobre o planejamento familiar e garantir a decisão sobre o exercício da sexualidade e reprodução;
- Melhorar a qualidade de vida das gestantes através de orientação sobre exercícios físicos e alimentação saudável;
- Contribuir na formação de pessoas mais saudáveis e promover o fortalecimento familiar;
- Orientação sobre os principais sinais e sintomas presentes na gestação.
 
4. Justificativa
Atividades de educação em saúde são recursos que permitem a aproximação entre profissionais e receptores do cuidado, além de contribuírem para o oferecimento de assistência humanizada.
A saúde da mulher é um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas, pois a mulher carrega em si o dom de gerar outro ser, chamando-se esta fase de gestação. O período é muito peculiar na vida de uma mulher e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados e por uma equipe multiprofissional (VIEIRA, 2011).
Na gestação, a mulher passa por profundas transformações no âmbito corporal e emocional, intimamente relacionados. A implementação de grupos de gestantes é fundamental para garantir uma abordagem integral e, ao mesmo tempo, específica à assistência no período gestacional (REBERTE, L. M. HOGA, L. A. K., 2005).
Com isso, o desenvolvimento desses grupos objetiva fornecer orientações e treinamentos para uma gestação segura e um pós-parto adequado e tranquilo.
 
5. Público-alvo
- Mulheres gestantes em qualquer período de gestação;
- Acompanhante das gestantes.
 
6. Critérios de elegibilidade do beneficiário
- Assinar o termo de consentimento;
- Ser gestante ou acompanhante.
 
É beneficiário(a) e quer participar? Preencha o formulário a seguir.

Formulário de Autoindicação para Programa Família Feliz

Todas as informações fornecidas estão protegidas pela Unimed Alto Jacuí/RS e são tratadas como confidenciais. Dúvidas ou mais informações ligue para (54) 3324-1462 ou envie e-mail para enfermeira@unimedaj.com.br