Programa Antitabagismo

Responsive Image
1. Conceito
O programa Anti-Tabagismo envolve ações de promoção à saúde e orientação a um grupo de pessoas tabagistas para auxiliá-los a abandonar o vício de fumar.
 
2. Objetivo Geral
O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas e de atenção à saúde, associadas a medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
 
3. Objetivos Específicos
Seus objetivos específicos são:
- Oferecer atendimento e assistência de qualidade aos beneficiários consumidores de derivados do tabaco;
- Oferecer assistência à saúde de maneira humanizada;
- Oferecer assistência pautada na integralidade do indivíduo;
- Levar melhor qualidade de vida aos usuários de saúde através de abordagem com a equipe multidisciplinar, pelo preparo para o autocuidado;
- Reduzir custos assistenciais desnecessários e sinistralidade da cooperativa;
- Reduzir a prevalência de fumantes.
 
4. Justificativa
Evidências científicas mostram que o consumo de tabaco é responsável por 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) e 25% das mortes por câncer. Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes, sendo que no geral o tabagismo é responsável por uma a cada 10 mortes no mundo podendo ser caracterizada como a principal causa de morte evitável (INCA, 2018, BRASIL, 2003).
A recomendação para abandono do tabagismo deve ser universal, tendo em vista que está relacionado com o aumento da incidência de várias doenças. Tanto as intervenções farmacológicas quanto as não farmacológicas, bem como o simples aconselhamento de parar de fumar, possuem benefício comprovado para efetivo abandono do tabagismo. No entanto, é fundamental que o paciente esteja disposto a parar de fumar (BRASIL, 2006, INCA 2003).
 
5. Público-alvo
- Tabagistas.
 
6. Critérios de elegibilidade
- Ser tabagista;
- Residir na cidade de realização do programa.
 
É beneficiário(a) e quer participar? Preencha o formulário a seguir.

 

Formulário de Autoindicação para Programa Antitabagismo

Todas as informações fornecidas estão protegidas pela Unimed Alto Jacuí/RS e são tratadas como confidenciais. Dúvidas ou mais informações ligue para (54) 3324-1462 ou envie e-mail para enfermeira@unimedaj.com.br