Responsive Image

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)


O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras. É um programa de avaliação das operadoras de planos de saúde que permite avaliar o desempenho das operadoras de planos privados de saúde por meio de um conjunto de indicadores, com o objetivo de ampliar a transparência e reduzir a assimetria de informação, dirimindo falhas de mercado que, neste caso, comprometem a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento de contratar de um plano de saúde ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Estimular a qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

O IDSS trabalha embasado na avaliação de quatro dimenssões:

  1. (IDQS) Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

  2. (IDGA) Dimensão da Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

  3. (IDSM) Dimensão da Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

  4. (IDGR) Dimensão da Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

É é realizado o cálculo a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS é um índice composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado, como pode ser observado na figura abaixo, e cada nota é representadas por cores:

O cálculo do IDSS de cada operadora é realizado pela média ponderada dos índices de desempenho das dimensões, conforme os pesos de cada dimensão descritos no Art. 2º da Resolução Normativa - RN nº 423, de 11 de maio de 2017, que alterou a RN nº 386 de 09 de outubro de 2015.

IDSS = (IDQS*0,30) + (IDGA*0,30) + (IDSM*0,30) + (IDGR*0,10)

Onde:

  • IDSS = Índice de Desempenho de Saúde Suplementar

  • IDQS = Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde

  • IDGA = Dimensão de Garantia de Acesso

  • IDSM = Dimensão de Sustentabilidade no Mercado

  • IDGR = Dimensão de Gestão de Processos e Regulação
     

    Caso a Operadora seja acreditada:

    (Pontuação Base de acordo com o nível de acreditação + IDSS) = 1

    Pontuação base: pontuação base (fixa) especificamente para cada operadora acreditada, obedecidos os critérios estabelecidos na ficha técnica e o nível de acreditação obtido:

  • Nível I: 0,30

  • Nível II: 0,23

  • Nível III: 0,15

Os pesos de cada indicador são utilizados para compor a nota de cada dimensão. O índice de desempenho da dimensão da qualidade em atenção à saúde (IDQS), da dimensão de garantia de acesso (IDGA), da dimensão de sustentabilidade no mercado (IDSM) e da dimensão de gestão de processos e regulação (IDGR) serão calculados através da média ponderada dos indicadores da dimensão, ou seja, o numerador representa a soma dos produtos do resultado de cada indicador da dimensão pelo respectivo peso, enquanto que o denominador é a soma dos pesos dos indicadores da dimensão.

  • ID= ID1*P1+ID2*P2+¿+IDn*PnP1+P2+…+Pn

  • ID = Índice de desempenho da dimensão

  • ID1 = Índice de desempenho do indicador 1

  • P1= Peso do Indicador 1

  • ID2= Índice de desempenho do indicador 2

  • P2= Peso do Indicador 2

  • IDn=Índice de desempenho do indicador n

  • Pn= Peso do Indicador n


Resultado Oficial ANS

Veja o resultado atual e entenda como é feita a qualificação.
Clique no botão abaixo e veja diretamente no site da ANS - Agência Nacional de Saúde

Resultado 2021

Ano Base 2020

Resultado 2020

Ano Base 2019

Resultado 2019

Ano Base 2018

Parecer da Auditoria Independente

Resultado 2021

Entrega 2022

Resultado 2020

Entrega 2021

Resultado 2019

Entrega 2020

Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários

Resultado 2021

Entrega 2022

Resultado 2020

Entrega 2021

Resultado 2019

Entrega 2020