Indicadores de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC)

Seguindo as normas técnicas e as determinações dos órgãos oficiais, fazemos um levantamento e o controle de 100% de todos os procedimentos cirúrgicos realizados no HUC (Hospital Unimed Blumenau - Unidade Centro).

Os gráficos abaixo mostram nossos índices de cirurgias limpas em uma séria histórica desde 2014 e taxa do levantamento de 2021 e 2022.

O levantamento é realizado para todos os tipos de cirurgias, porém aqui divulgamos os valores em cirurgias limpas, que são aquelas que tem menos risco de infecção. Desta forma, avaliando melhor a qualidade na prevenção destas infecções, já que os riscos são pequenos, as taxas também devem ser muito baixas.

Segundo os órgãos oficiais, as taxas de infecção de cirurgias limpas deverão estar abaixo de 2%.
Gráfico 1: Série histórica
Responsive Image
Gráfico 2: Taxas 2021
Responsive Image
Gráfico 3: Taxas 2022
Responsive Image
O baixo índice do Hospital Unimed Blumenau - Unidade Centro contribui para a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.

Principais medidas de quem será submetido a um procedimento cirúrgico que diminuem a chance de uma infecção:


- Não realize qualquer tipo de depilação próximo ao local da cirurgia, já que isso pode causar irritação da pele, retirando, assim, uma camada protetora natural e facilitando a penetração de bactérias; 

- O ideal é não fumar. Mas se você é fumante, pare de fumar de 2 a 4 semanas antes do procedimento; 

- Durante todo o período de internação, certifique-se de que os profissionais da equipe assistencial não esqueceram de higienizar as mãos antes de examiná-lo;

- Siga rigorosamente as orientações recebidas no momento da alta e evite que familiares, amigos e visitantes toquem a ferida cirúrgica ou os curativos. E oriente-os a lavar as mãos, ou usar álcool em gel, antes e depois da visita.