Notícias Unimed Brusque

Unimed Brusque é pioneira em atendimento

Unimed Brusque é pioneira em atendimento de pré-hospitalar com certificação internacional
Texto: Assessoria de imprensa
        13 de setembro, 2016

Médicos, enfermeiros e socorristas participaram do curso PHTLS, que sistematiza o atendimento para trauma, urgência e emergência

Na última sexta-feira e sábado, respectivamente 9 e 10 de setembro, 16 colaboradores da Unimed Brusque, que integram a equipes do serviço de SOS de urgência e emergência, participaram do curso PHTLS, com certificação internacional e ministrado no sul do Brasil pelo Centro de Treinamento em Saúde (CETS), com sede em Porto Alegre (RS). A formação, com aulas teóricas e práticas, foi coordenada pelo médico e instrutor Ricardo Breigeiron e esteve pautada no fundamento do atendimento pré-hospitalar, com ênfase na sistematização do serviço prestado.

“É um curso oficial, reconhecido pelo Colégio Americano de Cirurgiões e pelo Sistema de Emergência dos Estados Unidos. É, talvez, a principal formação de atendimento pré-hospitalar do mundo. As aulas são engessadas. O mesmo conteúdo repassado aqui, na Unimed Brusque, é o que forma as equipes socorristas na Europa, no Canadá, nos Estados Unidos, enfim, em todo o mundo. Então o curso PHTLS oferece uma padronização global de reconhecimento internacional”, explica o médico instrutor, Ricardo Breigeiron.

Segundo ele, todos os participantes do curso já têm conhecimento do atendimento pré-hospitalar. Mas a proposta é colocar em ordem esse raciocínio, sistematizar melhor o processo e garantir um desempenho mais efetivo da equipe. “Quando o telefone toca, a gente nunca sabe qual trauma vai encontrar. Por isso, é importante estar preparado. Quando existe uma ordem no atendimento, um protocolo a ser seguido, certamente a atuação será melhor”, ressalta Breigeiron.

Os benefícios da formação

Há 20 anos a formação PHTLS é desenvolvida no Brasil e, há quase quatro décadas, no mundo. Desde que a Unimed Brusque disponibilizou o serviço de pré-atendimento (SOS Unimed) em 2011, o atendimento já teve sua inicialização dentro da filosofia, princípios e fundamentos deste protocolo internacional. O que aconteceu na sede da Unimed na última sexta-feira e sábado foi a formalização e o aperfeiçoamento através do curso e cerificação, já que a metodologia sempre inspirou o atendimento.

“Dentro da visão Unimed, de prestar um serviço de excelência, buscamos a qualificação contínua e o PHTLS é referência para aperfeiçoar e atualizar. A grande vantagem da implementação do programa entre o profissionais de atendimento pré-hospitalar é uniformizar a linguagem e o atendimento ao paciente, diminuindo a perda do tempo e oferecendo uma perspectiva maior de sobrevida e de menos sequelas. A vítima pode sobreviver ao incidente, mas talvez não sobreviva a um atendimento não qualificado. Reconhecemos e respeitamos essa verdade e por isso o nosso compromisso é oferecer uma assistência de alta performance sempre”, salienta a coordenadora de Serviços de Saúde da Unimed Brusque, enfermeira Amanda Sanches Baumel de Carvalho.

Para o coordenador da equipe médica do SOS Unimed Brusque, o médico Júlio Bork, o curso trouxe atualização e ferramentas que possibilitam um diagnóstico mais rápido e uma intervenção mais precisa. “O conhecimento da equipe é diferente. Alguns são médicos, outros enfermeiros ou condutores socorristas. Todos possuem experiências diferenciadas. E o curso consegue nivelar tudo isso, estimula o trabalho em equipe, faz com que cada profissional possa intervir e oferecer o que sabe fazer de melhor”, observa.

Atualmente o serviço SOS da Unimed Brusque atende aproximadamente 15 mil vidas que contrataram o serviço, porém também está disponível para particulares. O atendimento é realizado durante às 24 horas do dia, 365 dias por ano. Mais informações, através do telefone 3251-2499.

SOS Unimed Brusque

- Médicos, enfermeiros e socorristas especializados em atendimento de urgências e emergências

- Veículos: duas ambulâncias disponíveis

- Central de atendimento 24h e regulação médica para prestar orientações

- Área de atuação em Brusque, Guabiruba e Botuverá