Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Conheça nosso Canal do Youtube

Notícias

null Mudar apenas um hábito pode transformar a vida

Mudar apenas um hábito pode transformar a vida

A cooperativa médica Unimed Caruaru leva para dentro das empresas parceiras um movimento que tem resultado em união, coletividade, alegria e promoção da saúde
        21 de janeiro, 2022

Quando se pensa em mudar de vida, imagina-se algo impactante, como a conquista de alguma meta pessoal ou profissional dos sonhos. Contudo, uma ação realizada pela Unimed Caruaru provou que a vida pode se transformar com a mudança de apenas um hábito simples, da rotina, muitas vezes deixado em segundo plano diante das demais prioridades.

Colaboradores da Unimed Caruaru no lançamento do Programa Mude 1 Hábito.

A equipe do Programa de Medicina Preventiva da cooperativa, tem feito diversas iniciativas que contribuem para a saúde. Em uma delas, levou até uma empresa conveniada uma proposta inusitada: Estimular uma mudança de hábitos saudáveis dos seus funcionários, por meio de orientações de uma equipe multidisciplinar da Unimed. Isso significaria, trazer para dentro da empresa, sem custo algum, médico, profissional de educação física, enfermeiro, técnico de enfermagem e nutricionista. Esse projeto contempla o programa “Mude 1 Hábito”, da Unimed Brasil, que tem motivado pessoas a melhorar a qualidade de vida.

Voluntariamente, os funcionários da empresa parceria, Vitamassa, se inscreveram no desafio proposto. Eles passaram por avaliações físicas e médicas, como também foram estimulados à pratica de atividades esportivas e alimentação saudável, por um período de durante 30 dias, nos quais receberam orientações e acompanhamentos diários.

Mais de 70 funcionários da Vitamassa participaram  do lançamento do Programa Viver Bem Empresa.

Já nas avaliações, a equipe médica constatou um alto índice de sedentarismo dentro da empresa. Foram identificados que, numa média de 500 colaboradores, 200 possuíam necessidades de mudanças básicas de hábitos, pois eram acometidos de doenças como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabete mellitus e de comorbidades, que são a presença de mais de uma doença no indivíduo. Foram 72 inscritos no desafio. E, para reconhecer o esforço deles, a empresa disponibilizou premiações aos três melhores colocados na perda de peso por categoria (feminina e masculina).

A necessidade de melhorar a vida dessas pessoas era urgente. O programa gerou, então, um movimento interno de busca de superação, consciência dos hábitos e união no ambiente de trabalho.

Aparecida Nascimento, Educadora Física       
 da Unimed Caruaru.

De acordo com Aparecida Nascimento, profissional de educação física da Unimed Caruaru, que fez o acompanhamento do grupo, a competição interna resultou em um passo surpreendente para a vida dos inscritos.

“Os colaboradores relataram uma satisfação imensa de ter aproveitado e unido essa parceria da Unimed com o programa ao qual trouxe mudanças de hábito e, claro, aquela qualidade de vida a cada um”, contou Aparecida.
A técnica aplicada pela equipe do programa para manter a produtividade no trabalho, o foco no desafio e ainda conciliar a vida fora da jornada operacional foi elaborada de maneira que a mudança de hábito fosse não só uma conquista para o momento, mas algo que pudesse ser contínuo. O objetivo do programa foi alcançado. No fim do desafio, 36 pessoas se apresentaram para avaliação. O resultado final, foi, aproximadamente, de menos 43kg no total.

Uma das primeiras colocadas no desafio, Yasmin Florêncio, de 24 anos, eliminou 13kg. “Os últimos checkups que eu tinha feito estavam alteradíssimos. Aí, eu percebi que precisava mudar. E era mudar de hábito mesmo, porque eu já nem tinha autoestima, não estava me sentindo bem nem comigo mesma. Realmente foi uma mudança muito grande para minha vida”, comemorou a campeã.

O engajamento dos colaboradores com a ação também foi positivo, segundo Pâmela Piccinini, analista de gestão de pessoas da empresa conveniada:

“Isso mostra que a empresa se preocupa com o bem estar dos colaboradores e a Unimed Caruaru veio nos ajudar nesse quesito. Essa foi uma movimentação positiva desde o início, onde os colaboradores estão bem fervorosos, participativos”, enalteceu a analista.

O sentimento de competição movimentou a empresa com união para que todos pudessem dar o máximo no desafio. “Mude 1 Hábito” estimulou a capacidade de olhar para si e para o outro, com carinho, cuidado e atenção.

E, cuidar das pessoas de forma preventiva, não para por aí. O “Programa Viver Bem Empresa”, foi criado para proporcionar estabilidade clínica nas pessoas que trabalham em instituições conveniadas à Unimed Caruaru, como explica Darlan Santos, enfermeiro integrante do programa:

“Temos por intuito ajudar as empresas a promover saúde e prevenir adoecimentos dos seus funcionários. Junto com elas, elaboramos planos de cuidados voltados para saúde do trabalhador e implementamos internamente através de ações, oficinas, rodas de conversas, palestras, atendimentos individuais ou em grupo”, explicou o enfermeiro.

Assim, a Unimed Caruaru cuida do Sistema completo. Incentivando seus usuários na adoção de um estilo de vida saudável, através das propostas de ações integradas de assistência, educando para a saúde de maneira multiprofissional e alinhada com o plano à política da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Confira o vídeo institucional da ação: