Dia a Dia

Captação de órgãos no Hospital Unimed Rio Verde

Essa foi a primeira captação de órgãos para transplante da unidade
        04 de abril, 2024
Na noite de 26 de março, o Hospital Unimed Rio Verde conduziu sua primeira operação de captação de órgãos para transplante. Após a confirmação da morte encefálica de um paciente de 33 anos, seus familiares consentiram com a doação de órgãos, renovando a esperança de sobrevivência para outras pessoas. A iniciativa contou com a colaboração de uma equipe da OPO - Organização de Procura de Órgãos, entidade vinculada à Central Estadual de Transplantes de Goiás, além da equipe médica e assistencial do Hospital Unimed Rio Verde.




Cinco pessoas que estavam na lista de espera por transplantes serão beneficiadas pela captação realizada. Este ato altruísta por parte da família destaca a importância crucial da doação de órgãos e evidencia como esse gesto de generosidade pode impactar positivamente múltiplas vidas.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os órgãos doados são destinados a pacientes que aguardam por transplantes e estão registrados em listas de espera. Estas listas são organizadas regionalmente e são monitoradas pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). É imprescindível obter autorização familiar para a retirada de órgãos, mesmo que o indivíduo tenha expressado seu desejo de ser doador em vida. Assim, a doação só se efetiva mediante consentimento da família.

O médico e diretor-presidente da federada Unimed Rio Verde, Márcio Emrich Campos, ressalta que a captação é um marco histórico para o Hospital Unimed Rio Verde e que a atitude da família é admirável “gostaríamos especialmente de agradecer a generosidade da família do doador. São gestos como esse que efetivamente aumentam nossa humanidade e colocam em prática o amor ao próximo” reforça.


(Texto: Unimed Rio Verde)