Dia a Dia

Semana da Qualidade Unimed Federação Centro Brasileira tem palestra sobre acreditação ONA

Analista ONA apresentou o novo manual da organização e deu dicas para alcançar a excelência
        16 de novembro, 2022
Na Semana da Qualidade da Unimed Federação Centro Brasileira, não poderia ficar de fora a abordagem sobre as certificações. Por isso, foi convidada a analista de Certificação ONA, Adriana Vital, para uma apresentação sobre o novo manual da Organização Nacional de Acreditação.

De início, ela mostrou dados alarmantes, que revelam a importância das instituições de saúde focarem na qualidade. A pesquisa Patient Safety Movement descobriu, por exemplo, que mais de 200 mil pessoas morrem, todos os anos, nos Estados Unidos, por reações adversas ocorridas em hospitais.

Apesar de não existirem dados concretos referentes ao Brasil, Adriana argumenta que esse cenário também pode estar acontecendo aqui. Um dos motivos, segundo ela, é que “as lideranças não estão identificando a sua identidade institucional e há falta de alinhamento, além de inexistência de estrutura com expertise para essa parte de qualidade e segurança”.

O primeiro passo para mudar essa situação é buscar implantar um sistema de qualidade e sempre se atualizar sobre ele, como o que é feito na Unimed Federação Centro Brasileira e em Unimeds federadas.

No entanto, a especialista lembrou que isso é uma tarefa diária, com a priorização da segurança. E todos devem estar envolvidos, desde os líderes, passando pelos gestores, colaboradores e até os terceirizados.

O que é a acreditação ONA?

Adriana Vital também explicou com detalhes o que é Acreditação ONA e o novo manual lançado pela organização. “É um modelo de gestão que busca a excelência gerencial e assistencial. Não é um método fiscalizatório. É uma avaliação voluntária e periódica. A gente não determina como fazer, mas o que precisa estar em conformidade”, esclareceu ela.

O manual sofreu algumas alterações e uma das novidades é a autoavaliação, uma etapa obrigatória antes da visita oficial. Porém, também possui uma parte opcional, que acontece antes das manutenções.

"Nós deixamos o manual mais objetivo. Em cada requisito, temos uma orientação para ajudar a instituição a entender o que é ele de fato e as sugestões de evidência para verificar se realmente há conformidade”, resumiu ela.

De acordo com Adriana, a busca pela qualidade, depois de iniciada, só traz benefícios. “Quando a empresa decide começar o processo, ela também decide mudar para melhor e esse é um caminho sem volta”, finalizou.