Abril Verde: Brasil teve mais de 730 mil acidentes de trabalho em 2023 - Unimed Cerrado

Abril Verde: Brasil teve mais de 730 mil acidentes de trabalho em 2023

Apesar de elevado, número de registros no INSS pode ser ainda maior diante da subnotificação, reforçando importância de investir na saúde e bem-estar dos trabalhadores
        22 de abril, 2025


 

A campanha de Abril Verde reforça a conscientização sobre segurança e a saúde no trabalho,  temas fundamentais tanto para o bem-estar dos trabalhadores como para o sucesso das empresas. No Brasil, dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2023, foram registrados 732.751 casos de acidentes e doenças do trabalho entre segurados do INSS.

Contudo, estima-se que o número pode ser ainda maior já que há subnotificação de ocorrências. Esses casos geram afastamentos, impactos sociais, traumas e incapacitações de profissionais, bem como prejuízos financeiros. Esse cenário reforça a importância da prevenção e da promoção de ambientes mais seguros.

Abril Verde e o impacto das doenças ocupacionais

Dados da Previdência Social apontam que doenças ocupacionais, como LER/DORT, transtornos psicológicos e problemas respiratórios, são responsáveis por até 30% dos afastamentos no ambiente corporativo. Além dos custos com afastamentos e tratamentos, há também impactos indiretos, como a queda de produtividade e o aumento do número de erros operacionais.

Para a Unimed Cerrado, a prevenção e promoção da saúde no trabalho também fazem parte do propósito de cuidado integral que move seus esforços. Isso implica em ações focadas em seu público interno e também disponibilizadas para entidades que contratam seus planos empresariais.

“Investir na saúde do trabalhador é uma estratégia inteligente. Ambientes seguros e saudáveis resultam em menos afastamentos, maior produtividade e um time mais engajado. Além disso, cuidar da saúde para que o beneficiário desfrute dos bons momentos da vida significa que esse cuidado deve alcançar seu ambiente social e profissional”, afirma a médica Shirley Gonçalves de Pádua Miguel, diretora-presidente da Unimed Cerrado.

Boas práticas para empresas

De forma geral, algumas medidas simples, porém eficazes podem ser incorporadas ao dia a dia das empresas para reduzir acidentes e doenças ocupacionais como:

- Implementar programas de prevenção e bem-estar;
- Oferecer suporte psicológico e emocional aos colaboradores;
- Promover treinamentos sobre segurança no trabalho;
- Incentivar a ergonomia e boas práticas no ambiente laboral;
- Monitorar indicadores de saúde e segurança periodicamente.

Mais do que nunca, o Abril Verde é um momento crucial para que organizações repensem estratégias e reforcem a importância da saúde no ambiente de trabalho. Afinal, empresas que investem em prevenção não apenas protegem seus colaboradores, mas também fortalecem sua própria sustentabilidade e crescimento.

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.