Voltar ABRIL VERDE: "Obesidade se tornou uma epidemia”, alerta médica da Unimed Cuiabá

ABRIL VERDE: "Obesidade se tornou uma epidemia”, alerta médica da Unimed Cuiabá

Endocrinologista aponta riscos do sobrepeso que já atinge 60% dos adultos e aumenta também entre os jovens, conforme Ministério da Saúde
Texto: Alberto Dias - Assessoria de Imprensa
        01 de abril, 2024
“Os cuiabanos estão engordando”, alerta a endocrinologista da Unimed Cuiabá, Dra Dalva Alves das Neves, sobre o aumento da obesidade causada pela má alimentação e sedentarismo, especialmente entre crianças e jovens. Trata-se de um reflexo do mundo digital onde as bicicletas, quintais e jogos da infância foram gradativamente substituídos por computadores, tablets e celulares.   

Uma análise global publicada no periódico The Lancet revela que mais de 1 bilhão de pessoas estão acima do peso, comprovando um cenário epidêmico. Entre os mais jovens a taxa de obesidade quadruplicou de 1990 a 2022. Nos adultos, saltou de 8,8% para 18,5% nas mulheres e de 4,8% para 14% entre homens. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) os índices apontam uma questão de saúde pública.

“A obesidade se tornou uma epidemia. As pessoas estão comendo errado e não fazem exercícios. É muito fast food, refrigerante, processados. É muita televisão, videogame e perna para cima”, diz a doutora, lembrando que a falta de um padrão alimentar é um dos fatores que induz ao sobrepeso. “E tudo começa em casa, senão não tem jeito. Pois é sempre mais fácil comer uma bolacha do que uma fruta”, pondera.

Cuiabá - Dra Dalva lembra que vivemos em um celeiro de bons alimentos. É preciso, portanto, aproveitar o que é produzido por aqui. Em Cuiabá, por exemplo, a culinária típica traz muitos sabores naturais e saudáveis. “Temos fartura de frutas como banana, manga e laranja. Hortaliças e legumes produzidos no Cinturão Verde e, ainda, abundância de peixes que podem e devem ser incorporados à dieta”. 

Já a falta de exercícios favorece a depressão e contribui ao ganho de peso que, por sua vez, pode ocasionar outras doenças como diabetes e hipertensão. Em contrapartida, os praticantes de atividade física, independentemente do peso, têm menor risco de doenças cardíacas e morte prematura. Outra vantagem é que também ajuda a preservar os músculos. Por isso, a dica é: mude e movimente-se!

Viver Bem - Para ajudar, a Unimed Cuiabá oferece aos beneficiários um Núcleo de Saúde Integral, o Viver Bem, com programas voltados à mudança de hábitos e prevenção a doenças. Mais que perder peso, o desafio proposto está em manter-se saudável, lembrando que atividade física e alimentação balanceada são benéficos tanto à saúde física quanto mental. E que cuidar bem de você mesmo é um exercício diário. 

Alimentação + Exercícios:
  • Combate o excesso de peso
  • Melhora a circulação sanguínea 
  • Ajuda controlar a pressão arterial
  • Fortalece ossos e articulações
  • Melhora o humor e bem-estar 
  • Ajuda a controlar a glicemia
  • Combate ansiedade e depressão
  • Fortalece o sistema imunológico
  • ⁠Menos stress e mais disposição