Exames

Solicitação de exames é um ato médico

 

               Algumas doenças importantes são diagnosticadas por exames clínicos feitos durante a consulta. Outras precisam de confirmação com exames laboratoriais e de imagem. Nos dois casos é importante destacar que a indicação dos exames é responsabilidade do médico.

               Por mais bem informado que o paciente seja, em razão das mídias disponíveis, é necessário conversar com seu médico sobre a motivação de cada exame.

               O paciente não deve pressionar o médico a solicitar exames sem razão. O médico, por sua vez, não deve solicitar exames indiscriminadamente, porque no final das contas, este custo será pago pelo beneficiário do plano no momento em que o plano for reajustado.

               O caminho é ter uma relação de confiança com o seu médico, respeitando as decisões dele e as suas necessidades. Converse e tire todas as suas dúvidas na hora da consulta.
 

A importância do exame clínico


               O diagnóstico começa no consultório, por meio do exame clínico realizado no ato da consulta semnenhum custo adicional. Com ele, o médicoA importância do exame clínico consegue informações importantes para o diagnóstico. Conheça e valorize estes exames, converse com o seu médico a respeito e não saia do consultório sem eles.

Responsive Image

Anamnese - É a entrevista feito pelo médico para identificar o ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia.

Responsive Image

Palpar - O palpar investiga e explora com a ponta dos dedos, e palma da mão, o corpo a fim de detectar a presença de alterações patológicas.

Responsive Image

Aferir pressão - Esse é um dos primeiros passos da consulta. Os padrões da pressão arterial são investigados e verifica-se se ela está dentro da normalidade.

Responsive Image

Auscultar - Com o aparelho chamado estetoscópio o médico consegue identificar sons que o organismo produz, especialmente no aparelho respiratório, no coração e nos vasos.

Responsive Image

Verificar a temperatura - A temperatura corporal é verificada para ver se o paciente está com febre.