Voltar ABRIL VERDE: Sedentarismo pode desencadear diversas doenças e levar a morte, aponta OMS

ABRIL VERDE: Sedentarismo pode desencadear diversas doenças e levar a morte, aponta OMS

Programa da Unimed Cuiabá auxilia pessoas que querem mudar hábitos de vida
Texto: Luana Valentim - Assessoria de Comunicação
        16 de abril, 2025

O sedentarismo faz parte de quase metade da população brasileira, de acordo com um levantamento apresentado no início do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo apontou um percentual de cerca de 47%. Já no caso dos jovens, o número aumenta para 84%.

A falta de atividade física está relacionada a mais de 800 mil óbitos no mundo, só no ano de 2019, se tornando uma das principais causas de mortes entre homens e mulheres.

Devido à falta de atividade física, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que, até 2030, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Especialistas analisam que após a pandemia da Covid-19, houve um aumento considerável de sedentarismo no Brasil, passando de 13,9% em 2019 para 15,8% em 2021, conforme estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicado em 2023.

Diante desses números alarmantes, a Unimed Cuiabá conta com o núcleo de medicina preventiva, o Viver Bem, que estimula os beneficiários na prática de atividade física por meio de programas como o Superação, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“As pessoas acreditam que o sedentarismo está ligado apenas a falta de atividade física, mas esse é um assunto mais profundo. Pois é justamente a falta desses exercícios, acompanhada de uma alimentação irregular, noites de sono mal dormidas, dentre outros fatores, que pode vir a desencadear uma dezena de complicações na saúde”, afirma a endocrinologista do Superação, Gabriela Polisel.

Gabriela ressalta que, após o período pandêmico, observou-se um aumento considerável de pessoas negligenciando a própria saúde. “Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em home-office, ficando ali muito tempo sentadas, em uma postura incorreta, não se alimentando nos horários corretos e ainda sem beber a quantidade mínima necessária de água. Essa junção de fatores, que persistem até os dias de hoje, é extremamente preocupante, pois pode desencadear problemas nos rins, por exemplo. O metabolismo já não trabalha como deveria, a taxa de açúcar aumenta e demais gorduras no corpo”, avaliou.

A endocrinologista ainda destacou que tem visto a vida de algumas pessoas mudar positivamente, após iniciarem as atividades desenvolvidas pelo Programa Superação da Unimed Cuiabá. Com acompanhamento de profissionais qualificados estimulando a uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos. 

Estudo mundial – De acordo com dados de um novo estudo feito por pesquisadores da OMS e cientistas de instituições parceiras, em 2022, cerca de 1,8 bilhão de pessoas são sedentárias, o valor equivale a 31% de adultos no mundo. Os dados foram publicados na revista The Lancet Global Health em junho do ano passado.

Os estudos ainda apontam que, caso o sedentarismo continue, os níveis de inatividade deverão aumentar para 35% até 2030.

Os dados também mostram que mulheres e idosos são mais inativos fisicamente em comparação a homens jovens no mundo.

A OMS apontou que o Brasil está entre os mais sedentários do mundo, à frente inclusive dos Estados Unidos. E o mais sedentário da América Latina. 

Programa Superação – O Superação é desenvolvido por um grupo de profissionais como nutricionista e endocrinologista que auxiliam os participantes a prevenirem doenças crônicas e promoverem qualidade de vida.

Com foco na adoção de novos hábitos, o programa não só oferece suporte para a melhoria da saúde física, mas também promove um impacto significativo no bem-estar emocional e social dos beneficiários, de forma contínua e não medicamentosa. 
 Critérios - Os critérios para participar são: idade superior a 18 anos e que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25 kg/m², com comorbidades, e/ou IMC ≥ 30 kg/m², sem comorbidades, que aceitarem participar do programa através do termo de consentimento livre e esclarecido com plano ativo da Unimed Cuiabá.

Inscrições – Interessados em participar do Superação devem realizar sua inscrição CLICANDO AQUI.  

Outras possibilidades são: receber encaminhamento do médico cooperado via sistema RES ou realizar a inscrição de forma presencial, no Espaço Viver Bem (Rua Barão de Melgaço, 2754 - Centro Sul - Ed. Work Tower - Térreo). Mais informações: (65) 3612-8800.

Saiba mais sobre clicando aqui