null Unimed Cuiabá adere à campanha "Cuiabá por Elas"

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Cuiabá adere à campanha "Cuiabá por Elas"

A campanha da Prefeitura da capital tem por finalidade angariar absorventes que serão destinados às mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, promovendo acesso ao item para garantir melhoria na saúde física e mental, bem como aumento da frequência na escola e trabalho.
Texto: Jaqueline Siqueira - Assessoria de Comunicação
        14 de julho, 2021

Com base nos princípios do Cooperativismo, a Unimed Cuiabá busca participar ativamente de projetos sociais que beneficiem comunidades locais. Na tarde desta terça-feira (13) realizou a entrega de doação de 700 pacotes de absorventes à Secretaria Municipal da Mulher, em prol da Campanha “Cuiabá por Elas”.

A ação tem por finalidade angariar produtos de higiene feminina que serão destinados às adolescentes atendidas pelo “Projeto Siminina” e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Participaram da solenidade, a diretora administrativa-financeira da Cooperativa, Dra. Suzana Palma, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro e a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni.

Para a médica cardiologista Dra. Suzana, a Unimed Cuiabá tem como missão o cuidar e isso envolve o coletivo, a comunidade. “Como Cooperativa médica entendemos a dimensão e importância deste projeto para a saúde física e emocional da mulher. Ela vai enfrentar, ao longo de sua vida, inúmeros desafios que é claro dependendo da situação econômica, se tornam um pouco mais fáceis ou mais difíceis. A questão do tabu da menstruação que é algo que já vem de longa data, envolto de preconceito e discriminação. Por isso, quando ocorre dentro de um ambiente menos favorecido, esse tema ganha dimensão maior e vai compor dentro do psiquismo da menina essa sensação de inferioridade e não pertencimento. Quando falamos da pobreza menstrual estamos falando de um tabu de séculos, onde a mulher era até escondida neste período. Um panorama que desejamos mudar!”, destaca a médica.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, agradeceu as doações e se mostrou comovida com a fala da médica e com o comprometimento da Unimed Cuiabá, tem sido parceira em diversas ações ligadas ao social.

“Nossa gratidão por essa doação. Mais do que uma questão financeira, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências como baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental. Por isso, acredito que, enquanto não falarmos sobre e não questionarmos, não existirão ações para ajudar no combate da questão. Fico emocionada em receber este apoio de uma grande cooperativa como a Unimed Cuiabá”, ressalta.

A secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni destacou a importância da parceria e relatou que o projeto está se expandindo. Além da arrecadação de absorventes, passará a realizar palestras virtuais, às quais passam a contar com o apoio da equipe da Cooperativa.