Voltar Médicos fundadores da Unimed Cuiabá são homenageados pelos 43 anos da Cooperativa

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Médicos fundadores da Unimed Cuiabá são homenageados pelos 43 anos da Cooperativa

Laços de amizade criados entre médicos fundadores foi exaltado durante homenagem.
        25 de outubro, 2018

O ano era 1975, quando a trajetória de 22 médicos, alguns já falecidos, foi atravessada pela iniciativa de fundar a sede da Unimed em Cuiabá. Em uma sala do Hospital Geral, na capital, eles se reuniam para discutir o que, até então, era apenas um sonho. A história dos precursores da Unimed Cuiabá foi homenageada na quinta-feira (18), no restaurante Uruguayo Parrilla.

De acordo com o atual presidente da Unimed Cuiabá, Dr. Rubens Carlos de Oliveira Júnior, um dos maiores desafios da época foi difundir o modelo de cooperativismo.

“Esse novo modelo, chamado de cooperativismo foi difundido pelos fundadores, que são os grandes responsáveis pela Unimed Cuiabá ter chegado onde chegou. Hoje somos mais de 1.300 mil médicos cooperados, geramos cerca de 1.200 mil empregos diretos e 5 mil indiretos”, explicou.

Apesar das dificuldades, os médicos fundadores se lembram com saudade dos amigos que já se foram e exaltam os laços de amizade criados através da construção da Cooperativa.

“Os laços de amizade que foram criados nos enchem de emoção. Apesar das dificuldades para fundar a Unimed Cuiabá, estávamos sempre juntos e curtindo momentos de lazer com nossas famílias em churrascos ou na beira de um rio”, lembrou o reumatologista Dr. Moacyr de Lannes, de 83 anos.

Emocionado, o Dr. Moacyr contou que, apesar dos sacrifícios, como um empréstimo que precisou fazer com um amigo anestesista para fazer parte da criação da Cooperativa, a história foi construída sob bases sólidas de amizade.

Construção da sede

De acordo com o ginecologista obstetra Dr. Hilton Ribeiro Taques, de 73 anos, a construção da sede da Cooperativa na Rua Barão de Melgaço, na capital, foi um marco para a época.

“Era um prédio gigante para a Cuiabá daquele tempo, foi algo visionário. Uma das dificuldades que sofremos foi com os colegas médicos. Como naquele tempo a maior clientela era particular, eles [médicos] acharam que estávamos jogando contra, devido a migração para o plano de saúde”, lembrou.

A venda de planos de saúde familiares foi implantada em 1981, seis anos após a fundação da Unimed Cuiabá. O Dr. Luiz Carlos de Gonzaga, de 77 anos, contou que o plano obteve uma boa aceitação entre os cuiabanos, por se tratar de uma novidade, rapidamente a Cooperativa passou a atender 10 mil pessoas.

“Não havia nada parecido naquela época, os bancos vendiam uma espécie de seguro saúde, mas nós fomos os primeiros a lançar um plano de saúde com cobertura total ou parcial”, explicou Dr. Luiz, que foi vice-presidente da Cooperativa por três mandatos.

Também homenageado durante o almoço, o cardiologista Dr. José Pedro Rodrigues, de 73 anos, foi o primeiro diretor executivo da Unimed Cuiabá. Apesar de não ter feito parte da turma de fundadores, o Dr. José implantou o serviço de supervisão médica da Cooperativa.

“Atualmente sou cooperado honorário, mas a Unimed é minha casa. Também fui o criador do Centro de Estudo da Cooperativa, hoje chamado de Comitê Educativo. Me sinto muito honrado por fazer parte de toda essa história”, disse o cardiologista.

O neurocirurgião Dr. Nilson Novaes, de 74 anos, se lembra que começou a atender pela Unimed Cuiabá um dia após a fundação da Cooperativa e segue até hoje se dedicando a cuidar de vidas.

“Uma homenagem como essa faz com que eu me sinta muito especial. Dedicar um tempo para homenagear nós fundadores é muito importante, pois é um reconhecimento à nossa história”, avaliou Dr. Nilson.