Órgãos da Governança

Assembleia Geral


É o órgão soberano e principal instância dos médicos cooperados, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes para decidir os negócios relativos aos objetos da cooperativa e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento e defesa desta. Nas assembleias são eleitos os representantes dos conselhos e da diretoria executiva. Suas deliberações são realizadas em conjunto e vinculam todos os médicos cooperados, ainda que ausentes ou discordantes. É também momento relevante de prestação de contas e exercício de transparência pela administração, e oportunidade valiosa para que os sócios possam contribuir com a cooperativa, apresentando ideias e opiniões.

É o órgão fiscalizador independente composto por seis cooperados eleitos na Assembleia Geral, com mandato de um ano, e tem como papel desempenhar atividades de fiscalizar de forma independente a administração da cooperativa para reporte aos cooperados, cujo objetivo é preservar o valor da cooperativa. O Conselho Fiscal é um dos mais importantes agentes de fiscalização e compliance, uma vez que é subordinado exclusivamente à Assembleia Geral e, portanto, deve estar fora do conflito de interesse entre órgãos de administração. 

Formado por seis cooperados, eleitos em Assembleia Geral, com mandato de quatro anos para instaurar e conduzir os processos administrativos para apurar possíveis infrações às normas internas da cooperativa por parte dos cooperados.

Conselho de Administração


É o órgão colegiado eleito pelos cooperados em Assembleia Geral, responsável pelo direcionamento estratégico da cooperativa, constituído por oito cooperados eleitos, com mandato de quatro anos. Tem o papel de guardião dos princípios, valores e do sistema de governança da cooperativa. Suas decisões são sempre em favor do melhor interesse da cooperativa como um todo, independentemente das partes que indicaram ou elegeram seus membros.

Diretoria Executiva


É o órgão elo entre a direção estratégica e a gestão executiva, responsável pelo cumprimento das estratégias e diretrizes gerais aprovadas pelo Conselho de Administração, gestão e direção efetiva dos negócios da Unimed Inconfidentes, observando as normas e deliberações expedidas ou aprovadas pela Assembleia ou pelo Conselho de Administração, para que sejam atingidos os objetivos, sua função social e sustentabilidade da cooperativa. A Diretoria Executiva é composta por 3 (três) diretores eleitos integrantes do Conselho de Administração, com mandato de quatro anos, sendo Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro.