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Conheça nossa Ouvidoria

Saiba mais sobre a nossa Ouvidoria, entenda os nossos canais e fique por dentro da diferença entre Ouvidoria e SAC
Texto: Ouvidoria
        16 de julho, 2021

Saiba mais sobre a Ouvidoria
Você sabe o que é uma ouvidoria? Quais processos se passam neste CANAL? Como ela funciona e como as solicitações levadas a ela são tratadas?


Preparamos esse conteúdo sobre o tema, para te deixar a par do funcionamento da nossa Ouvidoria.


O que é Ouvidoria
A Ouvidoria é a segunda instância para a solução administrativa dos conflitos e trabalha em busca de soluções efetivas para situações recorrentes. Seu principal objetivo é atuar de forma isenta e independente, com caráter mediador, pedagógico e estratégico. Ela representa o cliente/cidadão na instituição, intermedeia  soluções e age para melhoria da gestão.


O que não é Ouvidoria
Para evitar confusões entre os canais de atendimento, é importe frisar que a Ouvidoria não é:
- O Serviço de Atendimento ao Cliente/Cidadão (SAC)
- Apenas uma protocoladora de reclamações
- Uma central de geração de soluções
- Um mero instrumento de marketing


Para que serve?
O canal de Ouvidoria da Unimed Inconfidentes pode ser utilizado para fazer:
- Reclamações
- Denúncias
- Consultas
- Sugestões
- Elogios


Fluxograma de atividades
A Ouvidoria da Unimed Inconfidentes atua como um elo entre o cliente/cidadão e a cooperativa, recebendo a demanda externa, tratando-a e direcionando-a para o setor que melhor puder atende-la.
Na Unimed Inconfidentes, há um prazo máximo de resposta de sete (7) dias úteis.


Diferenças entre Ouvidoria e SAC
Não é incomum haver confusão ou generalização entre Ouvidoria e SAC, mas estes canais não são a mesma coisa.
O serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a nossa Central de Relacionamento, que funciona como canal de primeira instância e pode ser acessada pelo telefone 0800 286 0176 (atendimento 24 horas por dia, sete vezes na semana). Por esse canal, o cliente pode solicitar informações, registrar reclamações, dentre outros assuntos.


A Ouvidoria, por sua vez, é uma unidade de segunda instância, unidade recursal, que atende situações excepcionais acolhendo as manifestações e tentando resolver conflitos.
Ou seja, o primeiro canal de contato do cliente com a Unimed Inconfidentes é o SAC. Caso a questão não seja resolvida neste primeiro momento, o próximo passo é procurar a Ouvidoria.


Canais de atendimento
Para falar com a Ouvidoria Unimed Inconfidentes basta acessar os canais oficiais em:
- No portal da Operadora: Clique aqui e acesse nosso Portal
- Por e-mail: ouvidoria@unimedinconfidente.coop.br 
- Por meio do aplicativo: Unimed Cliente
- Por telefone: (31) 3559 7200