ANS estabelece teto para reajuste de planos de saúde individuais e familiares para 2026

Texto: Unimed Jundiaí
23 de junho, 2026

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS limitou em 5,11% o índice de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados (firmados a partir de 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/1998). O percentual é o menor autorizado pela agência desde 2021, quando houve reajuste negativo em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19.

O percentual foi calculado pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos, apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião de Diretoria Colegiada da Agência. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e o reajuste poderá ser aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês da contratação do plano.

Para os contratos com aniversário em maio e junho, a cobrança deverá começar em julho ou, no máximo em agosto, retroagindo até o mês de aniversário.


Veja como é aplicado o reajuste


 

Clique no link e acompanhe mais informações no site da ANS.