Perguntas Frequentes


Atendimento
       

1. COMO É FEITO O ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO (CLIENTE) DO PLANO DE SAÚDE DA UNIMED MACEIÓ?

Para facilitar o atendimento ao beneficiário (cliente), a Unimed Maceió emite um cartão de identificação que OBRIGATORIAMENTE deverá ser apresentado junto com a carteira de identidade e o comprovante de pagamento da mensalidade atualizado (para pagamento em boleto) no momento em que o beneficiário procurar o atendimento.

2. NÃO ESTOU COM MEU CARTÃO MAGNÉTICO E TENHO UMA CONSULTA MARCADA. COMO DEVO PROCEDER?

Leve sua identidade e informe à atendente do consultório que você não está de posse do cartão. A autorização será feita via Central de Atendimento Unimed. Providencie a 2ª via de seu cartão com urgência através do telefone 4020-4949.

Carência
       

1. APÓS ADERIR A UM CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE DA UNIMED MACEIÓ, O BENEFICIÁRIO (CLIENTE) CUMPRIRÁ CARÊNCIAS?

Os serviços previstos no contrato de plano de saúde da Unimed Maceió serão efetivamente prestados após o pagamento da primeira mensalidade, fato que ocorre no ato de assinatura do contrato, obedecendo-se aos seguintes prazos de carências:

  • 24 (vinte e quatro) horas para os casos de acidentes pessoais
     
  • 30 (trinta) dias para os casos de consultas médicas e exames ambulatoriais de rotina (patologia clínica e raios X sem contraste)
     
  • 300 (trezentos) dias para partos a termo
     
  • 24 (vinte e quatro) meses para internações e tratamentos de doenças e lesões preexistentes
     
  • 180 (cento e oitenta) dias para internação clínica e cirúrgica e exames especiais.
Cobertura
       

1. QUAIS OS SERVIÇOS QUE SÃO COBERTOS PELO CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE UNIMED MACEIÓ?

  • Atendimento ambulatorial
     
  • Consultas médicas, abrangendo as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina
     
  • Serviços de apoio diagnóstico, constantes do Rol de Procedimentos definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS
     
  • Atendimento de urgência e emergência
     
  • Internação hospitalar
     
  • Tratamentos clínico e cirúrgico solicitados pelo médico cooperado assistente, de acordo com a cobertura contratada.

2. QUAIS OS SERVIÇOS QUE NÃO SÃO COBERTOS PELO CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE UNIMED MACEIÓ?
 
  • Atendimentos fora da área geográfica de abrangência do plano
     
  • Acesso a livre escolha de prestadores
     
  • Atendimento domiciliar
     
  • Tratamento clínico ou cirúrgico experimental, assim definido pela ANS, que empregue medicamentos, produtos para a saúde ou técnicas não registradas/não regularizadas no País ou ainda cujas indicações não constem da bula/manual registrada na ANVISA (uso off-label)
     
  • Serviços prestados por médico não cooperado ou realizado em estabelecimento não credenciado pela Unimed
     
  • Procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins estéticos, bem como órteses e próteses para o mesmo fim, ou seja, aqueles que não visam à restauração parcial ou total da função de órgão ou parte do corpo humano lesionada, seja por enfermidade, traumatismo ou anomalia congênita
     
  • Inseminação artificial
     
  • Exames ou quaisquer procedimentos para reconhecimento de paternidade
     
  • Tratamento de rejuvenescimento ou de emagrecimento com finalidade estética 
     
  • Fornecimento de produtos e medicamentos importados não nacionalizados 
     
  • Aviamento de óculos e lentes
     
  • Próteses, órteses e seus acessórios, não ligados ao ato cirúrgico
     
  • Cirurgias para mudança de sexo, tratamentos ilícitos ou antiéticos, assim definidos sob o aspecto médico, ou não reconhecidos pelas autoridades competentes
     
  • Remoção de pacientes fora da área geográfica da cobertura contratual, excetuando-se os casos de destinação para unidade do SUS (exclusivamente por via terrestre)
     
  • Remoção após alta hospitalar ou por simples vontade do usuário, sem imperativo de ordem médica
     
  • Enfermagem em caráter particular na residência ou em hospital
     
  • Permanência hospitalar após a alta médica 
     
  • Atendimento nos casos de cataclismos, guerras e comoções internas, quando declarados pela autoridade competente
     
  • Transplante de qualquer natureza, excetuando-se os transplantes de rim, córnea, medula e os transplantes autólogos listados na Resolução Normativa da ANS que trata do Rol de Procedimentos Médicos
     
  • Procedimentos clínicos, cirúrgicos ou laboratoriais de patologias não relacionadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde 
     
  • Procedimentos de equoterapia e tratamento com especialidades não autorizadas pela ANS
     
  • Procedimentos em especialidades médicas que, embora reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, são vedadas neste Contrato
     
  • Especialidades ou procedimentos não reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina e não constantes do Rol de procedimentos estabelecido pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, vigente à época do evento
     
  • Procedimentos odontológicos e quaisquer outros decorrentes, exceto procedimentos odontológicos passíveis de realização em ambulatório, mas que, por imperativo clínico, necessitem de internação hospitalar, e cirurgias odontológicas bucomaxilofacial que necessitem de ambiente hospitalar
     
  • Aluguel de equipamentos hospitalares ou similares e despesas extraordinárias do usuário, não relacionadas com o tratamento, e/ou de acompanhante, em casos de internação hospitalar
     
  • Exames ou outros procedimentos realizados durante internação em que o usuário não teve cobertura contratual 
     
  • Internações em hospitais, clínicas, atendimento em laboratórios, sejam eles contratados ou credenciados de outras Unimeds ou das cooperativas que pratiquem cobrança de preços utilizando exclusivamente tabelas próprias ou diferenciadas das utilizadas pela Unimed para seus serviços próprios
     
  • Cobertura para exames de aferição de compatibilidade de doador, para captação de órgãos, excetuando-se os exames do doador identificado
     
  • Serviços telefônicos ou qualquer outra despesa que não seja vinculada diretamente à cobertura de assistência à saúde
     
  • Despesas decorrentes de serviços médico-hospitalares prestados por médico não cooperado, ou por hospitais e serviços não pertencentes à rede credenciada ou referenciada, excetuando-se nos casos de urgência ou emergência, MEDIANTE REEMBOLSO, quando se demonstrar que o USUÁRIO não teve condições de usar os serviços próprios ou contratados pela Unimed, na área geográfica de abrangência do Contrato, limitado o reembolso, porém, aos valores atribuídos pela Unimed aos seus serviços próprios ou contratados
     
  • Despesas com acomodação e alimentação necessárias à permanência do acompanhante para o paciente menor de 18 (dezoito) anos; bem como para idosos a partir dos 60 (sessenta) anos de idade, e aqueles portadores de necessidades especiais, conforme indicação do médico ou cirurgião dentista assistente e legislações vigentes
     
  • Medicamentos não realizados no ambiente ambulatorial ou hospitalar
     
  • Vacinas, salvo nos casos de internação ou utilizados no atendimento de urgência/emergência
     
  • Fornecimento de medicamentos, equipamentos ou materiais de uso domiciliar, inclusive quimioterápicos
     
  • Fornecimento de medicamentos (inclusive quimioterápicos), equipamentos e materiais, que não sejam utilizados durante internações ou durante atendimentos ambulatoriais, ou ainda, que não necessitem de supervisão médica
     
  • Fornecimento de medicamentos não aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ou com indicações de tratamento que não constem da bula do medicamento aprovada pela ANVISA
     
  • Consultas, tratamentos médicos, hospitalares e internações, efetuados antes do início da cobertura ou do cumprimento das carências previstas
     
  • Tratamentos em SPAs, casas sociais e clínicas de idosos
     
  • Procedimentos, tratamentos e exames realizados no exterior, ainda que a coleta do material seja feita no Brasil
     
  • Tratamentos e cirurgias para infertilidade, esterilidade e suas consequências, bem como quaisquer procedimentos para esse fim
     
  • Cirurgias plásticas, exceto, reparadoras de órgãos e funções e reconstrutiva de mama, para tratamento de utilização de técnica de tratamento de câncer
     
  • Necrópsias, medicina ortomolecular, mineralograma do cabelo e exames de DNA para comprovação de paternidade
     
  • Cirurgias para correção de astigmatismo, hipermetropia e miopia para grau inferior ao estabelecido pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar
     
  • Remoção aérea em quaisquer casos
     
  • Tratamentos em clínica de emagrecimento, clínicas de repouso, estâncias hidrominerais, clínica para acolhimento de idosos e internações que não necessitam de cuidados médicos em ambiente hospitalar.
Consultas e exames
       

1. O QUE DEVO FAZER QUANDO PRECISAR DE CONSULTA?

A Unimed Maceió coloca à sua disposição médicos cooperados de várias especialidades. Escolha o de sua preferência e ligue para marcar a consulta. 
No dia e hora marcados compareça à consulta munido do cartão de identificação de beneficiário do plano de saúde da Unimed Maceió, carteira de identidade e comprovante de pagamento atualizado(somente para pagamento em boleto). 

Se por qualquer motivo não puder comparecer à consulta marcada, ligue para cancelar com antecedência para não prejudicar o médico e outros clientes.

2. O QUE DEVO FAZER QUANDO PRECISAR FAZER UM EXAME?

Alguns exames necessitam de autorização prévia da Unimed(confirme essa necessidade pelo telefone 4020-4949). Caso seja necessária a autorização, o beneficiário (cliente) deverá se dirigir à Central de Atendimento ao Cliente, localizada na Av. Fernandes Lima, 3113, Farol. 

Uma vez autorizado o exame, o cliente pode se dirigir ao serviço credenciado para realizá-lo e deverá levar consigo o cartão de identificação do beneficiário do plano de saúde da Unimed Maceió, carteira de identidade e o comprovante de pagamento da mensalidade atualizado.

Coparticipação
       
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Cuidados com seu cartão
       

1. CARTÃO UNIMED

O cartão magnético é o seu “passaporte” para usar os serviços da Unimed Maceió. Em qualquer tipo de atendimento, tenha sempre ele em mãos, juntamente com sua carteira de identidade.

  • Guarde seu cartão em um local seguro. Evite sujar ou riscar a tarja magnética e não cole sobre ele qualquer tipo de adesivo
     
  • Não deixe o cartão em locais próximos a rádios, microondas, televisores ou qualquer outro tipo de campo magnético
     
  • O cartão magnético é pessoal e intransferível. A utilização dele por terceiros é fraude e pode implicar penalidades previstas por Lei 
     
  • Outra orientação importante é que ele não deve ficar retido nos locais de atendimento, a não ser em casos de internação hospitalar
     
  • Em caso de perda, roubo ou extravio, solicite uma segunda via, ligue imediatamente para o Serviço de Teleatendimento – 0800 722 10 91
     
  • Assine imediatamente o cartão no local indicado.
Evite desperdícios
       
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Inclusão de dependente
       

1. PARA FAZER A INCLUSÃO DE DEPENDENTES DE QUE FORMA DEVO PROCEDER?

No caso de cônjuge, deve-se apresentar a certidão de casamento. Para filhos naturais, é necessário apresentar a certidão de nascimento; e para filhos adotivos, apresentar documento judicial que certifique a adoção, a guarda provisória ou definitiva do menor.

No caso de convivência sob a forma de união estável, deve-se apresentar declaração de Imposto de Renda na qual conste o(a) companheiro(a) como dependente e/ou declaração pública de união estável lavrada em cartório, de modo a certificar que os dois residem no mesmo endereço, ficando cientes de que esta última declaração é prestada sob as penas da lei, pois, em caso de comprovada falsidade, os declarantes respondem civil e criminalmente.

Intercâmbio
       

1. COMO PROCEDER QUANDO ESTIVER FORA DO ESTADO DE ALAGOAS E NECESSITAR DE ATENDIMENTO DE SAÚDE?

CLIENTES DA UNIMED MACEIÓ QUE ESTÃO EM OUTROS ESTADOS

O beneficiário (cliente) da Unimed Maceió que aderiu ao plano de saúde com abrangência nacional, pode ser atendido através das Cooperativas Unimed distribuídas por todo o País, onde pode realizar consulta e outros procedimentos. 

De posse da solicitação médica, o cliente deverá dirigir-se à Unimed mais próxima e procurar o setor de Intercâmbio. As atendentes da Unimed local é que irão realizar o contato com a Unimed Maceió, através do portal eletrônico das Unimeds e telefone. 

CARTA DE INTERCÂMBIO

Quando precisar viajar para outra cidade para realizar algum procedimento eletivo (programado), o cliente deverá antes de tudo, procurar a Central Unimed Maceió para as devidas orientações (pessoalmente na Central de Atendimento ou pelo telefone 0800 722 1091). 

Se for uma situação de urgência ou emergência, o procedimento correto é se dirigir a um hospital credenciado à rede Unimed com seu cartão magnético e com algum documento de identificação e, posteriormente, procurar a Unimed local para solicitar autorização.

2. COMO DEVEM PROCEDER OS USUÁRIOS DE OUTRAS UNIMEDS QUE ESTÃO EM MACEIÓ

Nas consultas, caso o seu cartão não tenha nenhuma restrição de atendimento fora da área de abrangência de sua Unimed, o usuário pode se dirigir diretamente ao consultório médico.

Internação
       

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Regulamentação
       

1. QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O PLANO REGULAMENTADO E O NÃO REGULAMENTADO?

Plano Não Regulamentado 

São planos comercializados antes da Lei 9.656/98, em vigência desde janeiro de 1999. A nova lei não extinguiu os contratos firmados anteriormente e que estavam em curso, mesmo que eles imponham limites na assistência médica. 

O cliente Unimed pode migrar para o contrato regulamentado a qualquer momento, adequando, todavia, os valores das mensalidades às novas coberturas e cumprindo carência de 06 (seis) meses para os novos serviços e limitações. Para isso, basta procurar a Sede Administrativa da Unimed.

Plano Regulamentado

São planos comercializados a partir de janeiro de 1999, adequados à Lei 9.656/98. As vantagens para os clientes são enormes, pois os contratos oferecem uma maior quantidade de serviços. Seguem algumas vantagens:

  • Plano sem limite para Exames especializados e Internações
     
  • Cobertura ampliada 
     
  • Analgesia em parto normal.

4020 4949 

CAC • Central de Atendimento ao Cliente


2121 1710 

Plantão de Vendas