https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Câncer de próstata é tema de palestra em empresa de Imperatriz

Ação faz parte da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença
Texto: Jessica Santos
        10 de novembro, 2022
O mês mudou. As orientações que antes eram sobre câncer de mama agora ganham uma nova pauta: a de saúde masculina. Durante todo o mês de novembro a abordagem é alertar sobre câncer de próstata e quais cuidados devem ser tomados. Por isso, ontem, 9, os trabalhadores do Grupo Mateus, em Imperatriz, participaram de uma palestra alusiva a campanha de Novembro Azul, mês que orienta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina.

O encontro aconteceu no Centro de Distribuição do Mateus e contou com a participação de 200 colaboradores. Ginástica laboral, testes rápidos e brindes complementaram a programação. A ação faz parte do programa Viver Bem nas Empresas, da Unimed Maranhão do Sul, responsável por levar as atividades de promoção a saúde as empresas parceiras.



Diferente das mulheres, os homens têm uma tendência menor em ir ao médico. É o que aponta a pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Ministério da Saúde divulgada este ano. No primeiro semestre de 2022, foram 1,2 milhão de consultas de pacientes mulheres por ginecologistas e apenas 200 mil de pacientes homens por urologistas.

O coordenador de logística Daniel Araújo acredita que a informação pode ajudar no combate a doença. Ele afirma que falar sobre o assunto com outros homens pode reduzir o estigma masculino relacionado ao exame preventivo do câncer de próstata. “O homem se cuida menos que as mulheres, diminuindo a qualidade de vida e, consequentemente, a vida deles. Essas ações contribuem para o desenvolvimento de todos, para diminuir a vergonha e o medo que muitos tem, e de poder compartilhar essas informações nos nossos lares e com nossos amigos”, diz.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens no Brasil. Só no Maranhão, 334 casos foram registrados ano passado. Nos últimos três anos, o número foi maior que 1800.

Ficar atento aos sinais do corpo é um alerta. É o que recomenda o médico de família e comunidade Dr. João Gabriel. “É importante ficar atentos aos sinais como: a diminuição do jato da urina, dificuldade em urinar, a necessidade de urinar várias vezes, sangue na urina, além dos fatores de risco como ter mais de 50 anos e ter algum familiar com câncer de próstata antes dos 60 anos”, comenta. O médico João ainda afirma que “ter o acompanhamento de uma equipe de referência e ter um estilo de vida mais saudável, como praticar exercícios e ter uma boa alimentação”, são uma das formas de se proteger.

Edição de texto
Wanderson Souza