https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Dança Terapia marca início de atividades em comemoração a semana do idoso

Objetivo é promover interação dos idosos com a Unimed Maranhão do Sul
Texto: Silvana Costa
Design: Guilherme Cruz
        04 de outubro, 2022
Ao som de forró, MPB, rock e pop, a Unimed Maranhão do Sul iniciou, ontem, 03, as atividades da Semana do Idoso. Beneficiários puderam participar de terapia psicodinâmica de dança para promover a saúde física e mental dos idosos. Até o final de semana, dois encontros vão acontecer: na quarta-feira, com uma roda de conversa sobre alimentação e envelhecimento saudável, e na sexta-feira, dia que encerra a programação, com uma caminhada na Avenida Bernado Sayão, às 17h. A programação faz parte do Programa Idoso Bem cuidado, do núcleo de Medicina Preventiva, e incentiva bons hábitos saudáveis com foco na prevenção de doenças.



A beneficiária Odineia Castro, 68, aproveitou o momento de dança terapia com os idosos para cantar e recordar os momentos da juventude. Ela conta que se sente feliz em ouvir as músicas do passado, porque as faz lembrar das amizades que tinha na infância, e avalia as atividades como positiva. “Lembro do meu tempo e me sinto mais jovem. [Aqui encontro] minhas amigas e nos divertimos bastante. Essas atividades são importantes para a gente se sentir melhor, porque desde que eu comecei essas atividades na Unimed a minha vida mudou em tudo. Não quero ficar mais sem fazer atividades. Preciso melhorar minha qualidade de vida”, diz Odineia.
 
O objetivo da dança terapia é criar caminhos para as pessoas acessarem suas histórias de vida a partir de movimentos livres estimulados pela música. O professor de aulas coletivas e ginástica laboral Cláudio Gomes, recomenda a atividade para ajudar na socialização e na expressão das emoções dos idosos. “Na dança terapia não há regras. A ideia é fazer com que os idosos dancem da maneira que desejam. Eles precisam ter o livre-arbítrio para poder expressar seus sentimentos e levar uma vida mais alegre e sadia”, comenta o professor.
 
“Eu me sinto feliz demais”, expressa a beneficiária Cícera Sebastiana, 69, ao falar das suas participações nas ações na Unimed Maranhão do Sul. “Antes eu era muito tímida. Sofria alguns problemas de saúde e ficava muito fechada no meu mundo. Aqui a gente aprende a se soltar, conversar e ser mais livre. Enquanto eu dançava, eu conseguia recordar momentos antigos da minha infância e juventude. É uma sensação maravilhosa”, lembra a beneficiária.

Benefícios Físicos da Dança Terapia

Diminui a tensão e rigidez muscular;
Melhora a coordenação motora;
Permite a liberdade do movimento;
Melhora a noção espacial;
Estimula uma boa circulação sanguínea;
Melhora a frequência respiratória;
O corpo adquire uma nova elasticidade e habilidade de movimento sem trauma e dores;
Possibilita que a pessoa descubra novos movimentos e novas maneiras de se expressar.

Clique aqui e veja as fotos da programação do primeiro dia. 

Edição de texto
Wanderson Souza