https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Desafio promete emagrecimento saudável em 21 dias

Participantes receberam orientações gerais para adotar na rotina a partir de hoje, 12
Texto: Silvana Costa
Design: Guilherme Cruz
        12 de setembro, 2022
O pontapé inicial para a atividade que desafia a mudanças de hábitos alimentares começou. No último sábado, 10, colaboradores da Unimed Maranhão do Sul puderam participar de uma espécie de palestra para falar sobre emagrecimento e de como as emoções podem influenciar, direta ou indiretamente, neste processo. Cerca de 40 pessoas estavam presentes e aceitaram participar do desafio que, na prática, começa hoje, 12. O encontro aconteceu no Espaço Viver Bem, sendo intermediado pelas nutricionistas Daiara Abreu e Katiana de Sá, pela psicóloga Geisa Gabriela e pela educadora física Dayanne Queiroz. 



O participante entra em uma competição saudável e recebe orientações nutricionais durante 21 dias. Quem perder mais peso, ao final da competição, vence o desafio e ganha um prêmio surpresa. “O objetivo principal do desafio é a mudança permanente de hábitos alimentares e de vida, através da conscientização de que hábitos simples como beber água e realizar atividade física são primordiais para mantermos [uma] boa saúde corporal e psicológica”, explica a nutricionista Daiara Abreu. 


O cardápio alimentar para seguir nesta primeira semana já está disponível em um grupo do WhatsApp, criado para manter proximidade com os participantes do desafio. Lá, os integrantes podem encaminhar dúvidas e indagações para serem respondidas pelas nutricionistas, de segunda a sexta-feira, nas próximas três semanas.

A psicóloga Geisa Gabriela falou como a baixa autoestima e o desânimo são emoções que podem aparecer na rotina dos participantes.  “A partir do desafio, a gente se recria, reinventa e se supera. As emoções podem nos ajudar, ou não. Se o objetivo não foi alcançado, por exemplo, não é para se frustrar, porque isso faz parte também do processo”, comenta a psicóloga.

A compradora Milena Sousa, 24, já está seguindo a primeira recomendação do plano alimentar, que instrui sobre criar o hábito de realizar seis refeições por dia, com intervalos, entre cada uma, de pelo menos quatro horas. “Meu café da manhã de hoje foi uma xícara de café com adoçante, três colheres de sopa de cuscuz de milho e um ovo mexido com uma colher de café rasa de chia”, conta Milena. Ela ainda ressalta que a sua meta no desafio é perder 11 quilos e começar uma mudança de hábito alimentar.

A analista administrativa Kelly Izy, 24, também adotou a mesma refeição que Milena no café da manhã. O cardápio, orientado pelas nutricionistas, valem para todos os participantes. Ela conta que ter mais qualidade de vida foi a motivação de participar do desafio de 21 dias. “O primeiro dia de desafio foi um pouco difícil, porque exigiu disciplina e força de vontade, mas eu não vou desistir”, comenta a participante.

A pesagem final do desafio acontece dia primeiro de outubro, quando a balança deverá acusar as perdas totais de peso. Um ranking será feito entre todos, que conhecerão os vencedores dessa disputa de saúde.

Clique aqui para conferir as fotos do primeiro encontro.

Edição de texto:
Wanderson Souza