https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Empresa de Açailândia recebe palestra da Unimed sobre câncer de mama

Encontro reforçou a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença
Texto: Caroline Duarte
        10 de outubro, 2023
A Cimento Verde do Brasil (CVB), de Açailândia, foi palco importante para um assunto em debate neste mês de outubro: o câncer de mama. O encontro, que atraiu participação de funcionárias e funcionários da empresa, teve como foco principal ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que afeta cerca de 2,3 milhões de mulheres por ano em todo o mundo.

A palestra foi conduzida pela enfermeira de família e comunidade Mayra Fernanda e contou com a participação de 57 pessoas. Mayra comenta que o tema é importante ser levado para as empresas porque ajuda as pessoas na construção do conhecimento para identificar os sinais e sintomas da doença.

Durante o evento, foram destacados os benefícios de exames regulares e da conscientização sobre a detecção precoce, que podem aumentar significativamente as chances de cura (95%) e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Ao final da palestra, houve uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os colaboradores tirassem dúvidas e interagissem diretamente a enfermeira. Esse engajamento ativo e a busca por informações sobre o câncer de mama são passos significativos em direção a uma comunidade mais consciente e saudável.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 704 mil novos casos de câncer de mama podiam ser registrados em 2023 só no Brasil. desses, 31% correspondem ao câncer de pele não melanoma. Excluindo esses casos, o primeiro lugar fica com a neoplasia mamária feminina (10,5% dos diagnósticos) e o segundo com o câncer de próstata (10%).

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, O INCA recomenda, portanto, “praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas”. Amamentar é também um fator protetor.

Câncer de mama: saiba como reconhecer oito sinais de alerta


 
Edição de texto
Wanderson Souza