https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed encerra pré-carnaval com 2 mil camisinhas entregues

Itens ajudam evitar gravidez indesejada e contaminação por infecções sexualmente transmissíveis
Texto: Wanderson Souza
        13 de fevereiro, 2023
Com orientações sobre o uso de preservativos e dicas para curtir o carnaval de forma saudável, a Unimed Maranhão do Sul levou para a Praça da Cultura, em Imperatriz, nos dois últimos finais de semana, a tenda de saúde para entregar preservativos masculinos e femininos para foliões e folionas. A ação aconteceu na festa de lançamento e na saída oficial do Bloco do Imprensa. Durante os dois dias de festa, 2000 camisinhas foram entregues.

A iniciativa leva a mensagem de saúde e reforça a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, especialmente durante a época de festas, que a taxa de transmissão de infecções aumenta significamente. 


O Bloco do Imprensa é uma festa carnavalesca criada em 2010 por profissionais da imprensa e comunicadores da cidade. O objetivo é de promover a confraternização destes que ficam sem condições de curtir a folia devido à incompatibilidade entre a cobertura jornalística e a agenda pessoal.

Toda edição a festa ganha um tema especial. Este ano o tema em destaque foi “Pule nesse abraço”, para relembrar a saudade de curtir a folia, que ficou dois anos sem sair as ruas por causa da pandemia do novo coronavírus. A festa de lançamento no penúltimo sábado, 04, reuniu três mil brincantes e a festa de saída do último sábado, 11, 20 mil pessoas.

Para o jornalista Marcos Aurélio, este tipo de ação é fundamental, porque ajuda as pessoas a se manterem vigilantes contra as infecções sexualmente transmissíveis. “As pessoas precisam se proteger e saber se preservar. Não é só folia. Não é só um beijo. Tem mais coisas. Então, a prevenção é essencial na vida de cada um”, diz Marcos, presente na folia de carnaval.

A Unimed Maranhão do Sul tem se destacado por realizar campanhas de conscientização sobre saúde e prevenção, buscando contribuir para a qualidade de vida da população da região Sul do Maranhão. A cooperativa médica espera continuar realizando ações positivas para a sociedade em todas as épocas do ano.
 
Só no Maranhão, de 1985 a 2022, foram registrados 23.311 casos de Aids, sendo 14.452 casos no sexo masculino e 8.859 casos no sexo feminino. Os dados são do Ministério da Saúde.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é possível acessar estratégias para a prevenção do vírus. Algumas delas são o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós Exposição (PEP), que são medidas preventivas e de urgência para pessoas que não vivem com HIV, mas que estão expostas ao risco da infeção, ou para pessoas que teve exposição de risco a infecção pro HIV.