Unimed participa de palestra sobre autismo em Imperatriz

Encontro discute diversidade e marca início do Abril Azul, mês dedicado à conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Texto: Caroline Duarte
        04 de abril, 2023
No último sábado, 01, a população de Imperatriz pode participar de uma palestra, na Associação Médica (AMI), de Imperatriz, sobre diversidade e autismo. A palestra teve como objetivo compreender as múltiplas formas de manifestação do autismo, bem como a importância da inclusão e do respeito às diferenças. O encontro foi organizado pela Clínica Mãe e a diretoria executiva da Unimed maranhão do Sul, representada pelo presidente Dr. Jean Márcio.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, o TEA afeta a linguagem, comunicação, interação social e comportamento social. Pessoas dentro do espectro podem apresentar padrões de comportamento repetitivos, interesses fixos e hiperfoco, hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais, entre outros.

Durante a apresentação, os profissionais da Clínica Mãe destacaram que o espectro autista é uma condição complexa e heterogênea, que pode se manifestar de diferentes maneiras em cada indivíduo. Por isso, é fundamental existir uma compreensão ampla e uma visão acolhedora em relação às pessoas com autismo.

Além disso, foi destacado a importância da inclusão e da acessibilidade para os autistas em diferentes contextos, como escolas, empresas e espaços públicos. Essa inclusão, por outro modo, não se resume apenas a dar acesso físico a esses espaços, mas também garantir que as pessoas com autismo sejam compreendidas, acolhidas e valorizadas em suas particularidades.

A palestra foi um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância da diversidade no espectro autista. A partir dela, é possível construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças e particularidades.

Nova Lei

No último dia 31 de março, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, sancionou a Lei 11.911, de 2023, que assegura a prioridade no atendimento aos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras.

A aprovação da Lei parte da defesa das pessoas com TEA e a garantia do acesso a recursos e serviços essenciais, promovendo mais qualidade de vida aos menores com autismo e aos seus familiares.

A palestra foi um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância da diversidade no espectro autista. A partir dela, é possível construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças e particularidades.

Edição de Texto
Wanderson Souza