https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed realiza terceira edição do curso para gestantes em Imperatriz

Para mamães e acompanhantes, encontro abordou temas como puerpério, saúde mental, parto e pós-parto
Texto: Wanderson Souza
        20 de outubro, 2023
Com o propósito de promover a educação em saúde para futuras mães e papais, a Unimed Maranhão do Sul realizou o curso para gestantes. Essa é a terceira edição do evento, que se consolida como um importante ponto de referência para informação e apoio a uma gestação saudável e tranquila.

O encontro foi organizado para acontecer em dois dias. O primeiro aconteceu ontem, 19, e foi intermediado pela psicóloga Thallyssa Castro e pelas enfermeiras Jessyka Miranda e Renata Lima. Mais de 34 pessoas – entre mulheres e homens – estavam presentes. Hoje, 20, terá lugar a segunda parte do curso, com enfoque na fisioterapia voltada para a gestação.

Os tópicos abordados abrangeram uma ampla gama de assuntos, incluindo o puerpério, a saúde mental, o processo de parto e o período pós-parto. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com os profissionais de saúde presentes, criando um ambiente acolhedor para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas.

A funcionária pública Ana Cléia, de 41 anos, tornou-se mãe há 13 anos e, atualmente, grávida de 35 semanas, aguarda a chegada do seu novo filho. Para ela, viver novamente a experiência da gestação está sendo uma jornada única. Por isso, aproveitou o curso para adquirir o máximo de informações possíveis. "Já fui mãe antes, mas parece que esqueci tudo. As informações que obtive aqui trazem segurança para um parto mais tranquilo e um puerpério mais consciente”, diz.

Cléia ainda menciona que as suas maiores inquietações estão relacionadas à amamentação, uma vez que enfrentou muitas dificuldades com seu primeiro filho, e agora está em busca de conhecimento para evitar que as mesmas dificuldades ocorram novamente.

Durante sua apresentação, a enfermeira Renata Lima enfatizou a importância do acompanhamento pré-natal, destacando que ele assegura o desenvolvimento da gestação, possibilitando o nascimento de um recém-nascido saudável, sem impactos na saúde materna.

Ela acredita que o curso ajuda as gestantes a compreender a relevância do pré-natal, bem como os sinais e sintomas esperados nessa fase da vida. Além disso, reforça a importância da presença do parceiro na gestação, fortalecendo a rede de apoio emocional necessária durante esse período especial.

O que levar na bolsa para a maternidade?

Este é um dos momentos mais emocionantes, pois indica que a chegada do bebê está próxima. No entanto, muitas mamães têm dúvidas sobre o que levar na bolsa.
Abaixo, apresentamos alguns itens para ajudar na organização.

  • Duas ou mais camisolas ou pijamas com abertura frontal.
  • Calcinhas confortáveis, meias e sutiãs próprios para amamentação;
  • Produtos de higiene pessoal, incluindo absorvente noturno/fraldas;
  • Chinelo para o banho e uma muda de roupa para a saída da maternidade;
  • Produtos de higiene pessoal, como escova de dentes, creme dental, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante e escova de cabelo;
  • Presilhas, caso você tenha cabelos longos;
  • Uma sacola para roupas sujas.
 
*Com informações de Jessica Sousa