Unimed Missões/RS é certificada como um excelente lugar para trabalhar em 2021-2022 por consultoria internacional

A Cooperativa localizada em Santo Ângelo comemora o selo internacional GPTW, concedido a empresas que se destacam pela excelência do clima organizacional na percepção de seus colaboradores

A Cooperativa Unimed Missões, em Santo Ângelo (RS), conquistou o selo do Great Place to Work (GPTW), consultoria global que certifica as melhores empresas para se trabalhar na percepção dos colaboradores, obtida por meio de uma ampla pesquisa. A nota geral alcançada pela Unimed Missões foi 89, que representa 19 pontos acima da média mínima necessária para entrar no seleto grupo contemplado com o selo, e 12 pontos maior que a média obtida pela organização no ano passado.

Gestora de Pessoas da Cooperativa, Verginia Donadel Forgiarini, considera que o fator mais importante na conquista da nota de 2021 e da evolução observada em relação ao ano passado foi o engajamento dos colaboradores. “Se o time não abraçar o projeto, não há como ter sucesso, e nós, líderes, precisamos atuar em prol desse engajamento”, afirma.

O primeiro passo realizado pela área de pessoas foi mergulhar nos resultados da pesquisa do GPTW de 2020, entregue na forma de uma análise segmentada aos participantes do estudo. “Precisávamos entender por que havíamos saído de uma nota 83, na edição anterior da pesquisa para 77, em 2020”, diz.

De frente para a realidade, a análise revelou que era preciso trabalhar de modo mais individualizado com a liderança em relação à importância da pesquisa como uma ferramenta de gestão e não somente um levantamento com foco em nota.  Além disso, promover sinergia maior entre os líderes e o time de práticos, um grupo formado na Unimed Missões, em 2019, formado por representantes de cada área que, em parceria com os líderes, atuam como mobilizadores de clima.

Com base nesse diagnóstico, a área de pessoas investiu em uma série de ações, como abrir os resultados da pesquisa de cada área para o respectivo líder a fim de viabilizar ações personalizadas; publicações das ações realizadas e indicadores em um painel de gestão para serem compartilhados com todos; encontros do GPTW Journey com os líderes para apresentar boas práticas de gestão, etc.

Só 12 perguntas

Todas essas medidas foram importantes, mas o “pulo do gato” foi motivar a liderança a reflexão por meio de uma ideia muito simples: a área de pessoas enviou a cada líder 12 perguntas sobre a pesquisa e pediu para que refletissem sobre elas. Não era preciso documentar nada. Depois, cada líder fez uma reunião de feedback no formato de um bate-papo com a gestora de pessoas e o gerente de negócios. De acordo com Verginia, o resultado desse bate-papo superou as expectativas. “Muitos mudaram sua percepção sobre a pesquisa, outros perceberam os gargalos de sua área e o caminho para resolvê-los e alguns chegaram a se emocionar com os resultados da equipe”, revela.

Pesquisa no pico da pandemia

Depois, a percepção de Verginia sobre o bate-papo de feedback, além das demais ações revelou-se correta, já quando a pesquisa do GPTW estava programada para março de 2021, durante um dos picos de contaminação da Covid-19. Em função da pandemia, a data da aplicação do levantamento foi revista e postergada para julho de 2021. “Apesar do cenário que afetava a todos, vimos o trabalho de um time muito engajado no firme propósito de obter o selo do GPTW porque entendeu a importância do projeto, entre outros aspectos, para o clima organizacional”, conta.

Entre as ações realizadas, a gestora destaca a parceria com o curso universitário de psicologia para atendimento remoto aos colaboradores que tiveram Covid-19; entrega de kit lanche, com mensagem motivacional, aos profissionais da assistência, em um final de semana, pelos colaboradores da área administrativa; constantes ações nos setores desenvolvidas pelas lideranças, práticos e equipe; criação de cabines com notebook e ambientação especial para que os profissionais da assistência pudessem responder o levantamento.

O significado do reconhecimento

Para todo o time da Unimed Missões, o resultado deste ano foi motivo de muita celebração. “O GPTW está alinhado a valores nos quais a organização acredita. Temos consciência de que um time engajado é fundamental para nossos resultados. Portanto, um ambiente em que as pessoas estejam felizes, reconheçam a importância de seu trabalho e que possam contar umas com as outras é, muitas vezes, até mais importante do que os benefícios convencionais”, diz. A afirmação da gestora encontra respaldo em um dos resultados segmentados da pesquisa do GPTW. Em uma das questões ao serem indagados sobre “O principal motivo que o faz você permanecer na empresa?”, 78% dos colaboradores responderam “oportunidade de crescer e desenvolver na cooperativa” e “equilíbrio entre vida profissional e pessoal”.

Para o Gerente Corporativo, Renato Velasques, ser reconhecido como um excelente lugar para trabalhar tem um significado ainda mais especial para uma empresa do setor de Saúde, como a Unimed Missões. “Da contratação dos produtos e serviços da cooperativa, passando pelo atendimento em nossos laboratórios clínicos e exames de imagem, até o atendimento hospitalar, tudo isso é feito por gente. Cuidar bem de quem vai zelar pela saúde das pessoas sempre esteve no centro da nossa estratégia”, diz.

Dr. Roberto Valandro Bellinaso, Presidente da Cooperativa Unimed Missões, reconhece o quanto foi importante o empenho de todos para conquista desse reconhecimento. “A certificação também mostra uma evolução da qualidade de emprego em nossa cidade e a presença de empreendedores atentos à conceitos e tendências avançados no universo da gestão, como o Employer Branding (marca empregadora). Esperamos que nossa conquista inspire outras empresas da nossa região a seguir esse caminho, pois os benefícios alcançam toda a comunidade, é o tipo de resultado onde todos ganham, conclui.

Confira o vídeo produzido pela Unimed Missões/RS sobre o selo GPTW: