Confira nossos programas

Programa de Gerênciamento de Casos Crônicos - PGDC

O programa é desenvolvido através de um conjunto de ações que compõem protocolos assistenciais de acompanhamento de indivíduos com doenças crônicas e tem como objetivo promover o controle e a recuperação de condições crônicas dos pacientes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento do autocuidado de pacientes que tem condições de mudança em hábitos e estilos de vida. O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que coordena o cuidado do beneficiário participante e as ações são realizadas via telemonitoramento, com intuito de educação de hábitos saudáveis, controle de exames e consultas médicos e fidelização do beneficiário a um médico assistente.

Critérios de inclusão:

  • Possuir médico assistente;
  • Ser beneficiário da Unimed Paranavaí;
  • Residir na área de abrangência do programa;
  • Ter disponibilidade de vaga no programa.

Após ser inserido no programa, o beneficiário passa por avaliação de Enfermagem com inclusão de questionários específicos, de acordo com a patologia. Estratificado o risco do paciente, passa-se por discussão entre a equipe profissional, para definir o plano de cuidados. Todas as ações do programa visam o desenvolvimento do autocuidado do paciente.

Programa de Gerênciamento de Casos - PGC/SAD

O programa é desenvolvido através de um conjunto de ações que compõe protocolos assistenciais de acompanhamento de indivíduos com doenças graves e casos complexos e tem como objetivo promover o controle e a recuperação de condições clinica dos pacientes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento do autocuidado e regresso ao lar.

É composto com um comitê multiprofissional que se reúne semanalmente no intuito de discutir, caso a caso, ações que promovem a saúde e reduzam custos assistenciais. Dentre os profissionais integrantes da equipe estão: Médico coordenador do PGC; Enfermeiro coordenador, assistencial e analista de dados; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Educador Físico; Fonoaudióloga; Fisioterapeuta. Essa equipe multidisciplinar é que coordenará o cuidado do beneficiário participante.

Critérios de inclusão:

  • Possuir médico assistente;
  • Ser beneficiário da Unimed Paranavaí;
  • Residir na área de abrangência do programa;
  • Ter disponibilidade de vaga no programa.

Após ser inserido no programa, o beneficiário passa por avaliação de Enfermagem com inclusão de questionários específicos, de acordo com a patologia. Estratificado o risco do paciente, passa-se por discussão entre a equipe profissional, para definir o plano de cuidados. Todas as ações do programa visam o desenvolvimento do autocuidado do paciente.

São pacientes elegíveis ao programa:

  • Pacientes em Alto Custo assistencial;
  • Todos os pacientes em Atendimento Domiciliar;
  • Pacientes do FAC;
  • Pacientes em casos complexos;
  • Pacientes Oncológicos.

Saúde e Fator de Risco

Conjunto de programas que visam gerenciamento da carteira, também conhecido como “bem-estar”. Todos os programas têm intuito preventivo, com ações que evitem futuros agravos a saúde do beneficiário. São Subgrupos do programa Saúde e fator de risco:

Amigos da Balança

 

Programa voltado para a redução de peso e ganho de massa muscular.

Programa antitabagismo

 

Conta com uma metodologia que se inicia com uma entrevista de triagem com a psicóloga responsável, a fim de aferir os hábitos tabágicos, postura frente a dependência e grau de interesse em abandonar o vício, bem como suas tentativas prévias.

Curso pré-operatório de cirurgia bariátrica

Este programa tem como objetivo avaliar o beneficiário e fornecer informações sobre a cirurgia, cuidados importantes no pré e pós-operatório que diminuem o risco de complicações pós-operatórias. O curso tem seis encontros presenciais e monitoramento. As reuniões são ministradas por Educadora Física, Enfermeira, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicóloga. Beneficiários da Unimed de Paranavaí, quando indicado a cirurgia, e respeitando os critérios do MS/ANS, deverão seguir os protocolos do programa e frequentar o curso.

Programa de gerênciamento de saúde corporativa

Para os colaboradores da Unimed de Paranavaí, uma das ações desenvolvidas através do Programa de Gerenciamento da Saúde Corporativa é Ginástica Laboral, que se constitui de atividades semanais com frequência de 2 vezes na semana com atividades de alongamento, fortalecimento e dinâmicas. Além das atividades supracitadas, são realizadas diversas ações, sempre buscando desenvolver e apoiar hábitos de vida saudáveis, além de combater o sedentarismo.

Atendimento Nutricional: São disponibilizadas consultas e atendimentos nutricionais aos beneficiários encaminhados pelos médicos cooperados, por meio de guias de serviço profissional. Os beneficiários passavam por avaliação antropométrica, inquérito alimentar, história clinica atual e pregressa.

Amigos do Coração

 

Realização de palestras educativas e informativas, bimestralmente, ministradas pela equipe do Espaço Viver Bem, com o intuito de fornecer conhecimentos para o autocuidado e motivação da sua qualidade de vida/saúde, contribuindo também na verificação de sinais vitais e avaliações de enfermagem. A verificação da PA é realizada quinzenalmente e do peso mensal, as reavaliações físicas são semestrais. As atividades físicas são realizadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, constituídas de alongamentos, fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos, recreativos e interativos, colaborando no controle e prevenção de doenças crônicas e degenerativas, melhorando os aspectos cognitivos, físicos, motores e psíquicos dos beneficiários. Ainda são elaboradas atividades comemorativas e recreativas como: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Julina, Dia dos Pais, Semana da Melhor Idade, Aniversariantes do Mês (comemorado trimestralmente) e encerramento do ano com amigo secreto. 

Programa infância saudável

 

O programa Infância Saudável estimula a socialização e conscientização das crianças quantos as mudanças necessárias para alcançar este objetivo de uma consciência alimentar mais saudável. Procura-se incluir a família realizando consulta nutricional quando a criança ingressa no programa, recebendo a Dieta do Sinal e retornos mensais nutricional para mostrar resultados para os pais que ou responsável que acompanha. Dentro do programa são desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Oficina de culinária: São realizadas 05 práticas de oficina de culinária com o grupo de obesidade infantil e obesidade infantil baby, tendo como objetivo fazer com que as crianças tenham noções de nutrição, higiene e aproveitamento dos alimentos. Nas oficinas, os participantes confeccionaram vitamina de frutas, salada de frutas, sanduíches naturais.
 
  • Atividades de Educação Nutricional: São realizadas 05 práticas de atividade nutricional, promoção de palestras educativas, trabalhos em grupo tais como: Como ter uma alimentação saudável (vídeo), Pirâmide e Roda dos Alimentos, Sabor dos Alimentos e Gincana dos Alimentos, com a intenção de inserir hábitos alimentares mais saudáveis.
 
  • Atividade Física: realizada duas vezes por semana, com atividades aeróbicas e anaeróbicas, alongamento e atividades recreativas. Respectivamente, são verificados semanalmente o peso e mensal a altura.

SAD - Serviço de Atendimento Domiciliar 

 O Atendimento Domiciliar é composto por equipe multiprofissional, que trabalha para melhor atender os pacientes. A equipe é formada por enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.

Serviços Ofertados

  1. Tratamento por antibioticoterapia/analgesias/Reposições eletrolíticas em domicílio, etc.
  2. Curativos/Coleta de Exames.
  3. Fonoterapia.
  4. Fisioterapia.
  5. Visitas de Enfermagem
  6. Visitas Médicas.

Critérios para adesão

  • Idosos acamados que necessitem de cuidados e intervenções temporárias.
  • Crianças especiais desospitalização para fim de ciclo de ATB.
  • Adultos em processo de recuperação e manutenção da saúde.

A solicitação deve estar preenchida em impresso padrão qualidade, contendo as informações pessoais atualizadas e pelo menos dois telefones. A mesma deve conter ainda: história clínica do beneficiário. Deve estar claramente evidenciado: Medicações com dosagem e posologia, e período de atendimento. Em caso de acompanhamento de equipe de apoio (fisioterapia, fonoterapia, nutrição e outros). Deve estar evidenciado na mesma solicitação. Dieta enteral também deve ser evidenciada em solicitação, assim como qualquer material que precise ser utilizado pelo beneficiário em domicilio. Está solicitação dever ser devidamente preenchida pelo profissional médico solicitante, contendo assinatura e carimbo. O médico solicitante deve estar disponível em caso de dúvidas da equipe técnica para esclarecimentos.

Permanencia no Programa: A mesma equipe que compõe o PGC discute semanalmente o PGC SAD (Programa de Gerenciamento de Casos do Atendimento Domiciliar). A permanência no programa é definida por discussão da equipe multiprofissional, e por protocolos internos e externos, assim como o Manual do CAS da Unimed do Brasil. Vale ressaltar que o SAD tem como objetivo, manutenção e reabilitação da saúde, visando sempre a alta do beneficiário para o autocuidado.

Internação Domiciliar: São cabíveis também de desospitalização, pela Unimed de Paranavaí, casos complexos. Porém para estes casos, se faz necessário, um tempo maior de preparo da internação. São pacientes legíveis a internação domiciliar, pacientes internados em ala clínica, ou até mesmo UTI, sem prognóstico médico de alteração de quadro. Cabe ao SAD, juntamente a gerencia e diretoria da Unimed de Paranavaí, estudar questões de viabilidade e custos, antes de realizar internações domiciliares.