Sobre a Unimed do Sudoeste

Por uma iniciativa de um grupo de 59 Médicos, há mais de 34 anos (desde 24 de maio de 1989) foi fundada a Unimed do Sudoeste, que funcionava em uma pequena sala localizada na Casa do Médico, esse grupo que acreditou na força do cooperativismo para promover um trabalho médico de qualidade, talvez sonhasse, mas não tivesse a certeza que ela iria alçar voos tão altos.  

Atualmente, a Unimed do Sudoeste conta com 164 Médicos Cooperados distribuídos em diversas especialidades, atendendo mais de 45.000 clientes no sudoeste baiano. Somos uma cooperativa que movimenta o setor da saúde em nossa região, proporciona trabalho e cuidado e tem se mantido como o maior plano em número de beneficiários, médicos, rede credenciada, entre outros.

Nossa Filosofia

Os médicos da Unimed do Sudoeste são norteados pela filosofia cooperativista, isto é, trabalham conjuntamente direcionando seus esforços para o bem de todos os clientes, cooperados, colaboradores e da comunidade em geral. É uma cooperativa que, com base em relações equitativas, está empenhada em satisfazer com excelência os objetivos comuns de trabalho e prestação de serviços.

Para a Unimed, cooperar é trabalhar em colaboração, dirigindo esforços de modo coordenado para a realização de metas comuns: proporcionar a saúde e um atendimento médico de qualidade a todos os clientes.

Sistema Unimed

No final da década de 1960, a medicina assistencial no Brasil atravessava um momento de grande efervescência pela perplexidade que as transformações estruturais da Previdência Social traziam. Em resposta, surgiu a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina do país e das Américas: a União dos Médicos – Unimed, fundada na cidade de Santos (SP), em 1967. O rápido sucesso da Unimed Santos estimulou o surgimento de diversas cooperativas médicas

Hoje, o Sistema Unimed está presente em 86% do território nacional, formado por cerca de 348 cooperativas médicas e mais de 114 mil médicos cooperados. É a maior cooperativa de saúde do mundo e atende 18 milhões de brasileiros.