Notícias

39º Suesp: o futuro já começou!

Simpósio tem como tema “Tendências e oportunidades futuras”
        04 de julho, 2024
Solenidade de abertura do 39º Suesp

A noite de abertura do 39º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), realizada no dia 3/7, no Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa By Accor, reforçou a cooperação e a união como alicerces primordiais para o fortalecimento da saúde no Brasil. Sob o tema “Tendências e oportunidades futuras”, o simpósio promoverá, até o dia 6/7, reflexões sobre as perspectivas para a construção de um Sistema Unimed de ainda mais qualidade, segurança e força nos próximos anos.

Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia, presidente da Unimed Fesp, ressaltou que, mesmo diante de tantos desafios, o Sistema Unimed nunca perdeu a sua essência e dedicação para gerar trabalho e renda para os médicos cooperados e entregar saúde de qualidade aos beneficiários. "Será necessário estarmos ainda mais unidos, fortes e com determinação absoluta em direção ao que queremos construir", pontuou.

Já o Dr. Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, frisou: “O tema abordado este ano nos faz refletir sobre a travessia do Sistema Unimed até aqui, mais de 56 anos após sua fundação, e sobre as perspectivas que temos pela frente. Nossa posição de liderança no setor de saúde, nosso impacto social e o consequente conhecimento das diferentes realidades e necessidades locais fazem a força da Unimed”.

Dra. Priscilla Perdicaris, secretária de Estado da Saúde de São Paulo em exercício, representou o governador, Tarcísio de Freitas, e destacou a grandiosidade e a evolução do Sistema Unimed. “A complexidade que o Sistema Unimed traz é muito similar à encontrada no SUS”, observou. Ela também citou que é filha de pais médicos cooperados que participaram desde o início da história da Unimed Santos. “Acompanhei os desafios que vocês têm enfrentado na cooperativa ao longo dos últimos 40 anos”.

União
O presidente da ANS, Dr. Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, ressaltou a importância da união de todos os agentes dos setores de saúde para superar as adversidades. “As operadoras e os prestadores precisam estar unidos no olhar para o futuro e a agência está à disposição de todos da saúde suplementar”, afirmou.

Edivaldo Del Grande, presidente do Sistema Ocesp, garantiu que a instituição está alinhada ao tema do 39º Suesp, bem como aos objetivos do Sistema Unimed. "Temos orgulho de poder contribuir para o sucesso e perenidade das Unimeds, oferecendo cursos especiais, MBAs e intercâmbios internacionais, onde vamos buscar as tendências, novas tecnologias e inovações na área da saúde", disse.

Pilares
Para o Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional, a intercooperação é uma das bases mais importantes para o funcionamento do Sistema Unimed como um todo. “Estamos dialogando com todas as Unimeds para resolver no dia a dia o nosso intercâmbio, nos colocando sempre à disposição para esse diálogo. A Unimed Nacional está aberta para todas as informações”, afirmou.

Já o presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, que pontou a importância da governança sistemática para a perenidade do Sistema Unimed.  “Por meio da governança sistêmica teremos sempre uma abordagem única para enfrentar os desafios. Hoje nossas ações são segmentadas e, por isto, muitas Unimeds encontram-se em situações desafiadoras”, explicou.
 
Antecipando tendências
O presidente da Federação Intrafederativa Sudeste Paulista, Dr. Claudino Guerra Zenaide, exaltou a necessidade de todos refletirem sobre o tema do 39º Suesp. “O setor de saúde mostra-se absolutamente dinâmico e em evolução. Então, precisamos ser hábeis, também, no uso da tecnologia para uma abordagem mais precisa e preditiva na gestão de custos”, destacou.

Durante a abertura do 39º Suesp, o Dr. Adelson Severino Chagas, presidente da Unimed Participações destacou: “estamos reunidos aqui, no litoral paulista, para nos debruçarmos sobre tendências e oportunidades futuras e é exatamente isso que a Unimed Participações faz, tanto como holding, quanto como hub de negócios, uma vez que ela que detecta oportunidades transformadoras para o Sistema Unimed.