Notícias

Fesp realiza o primeiro Workshop sobre Prevenção de Fraudes

O encontro foi marcado por uma grande interação entre os participantes, apresentação de casos práticos e a preocupação de todos em realizar os processos da forma certa
        12 de abril, 2024

No dia 11/4, a Auditoria Interna da Fesp promoveu o Workshop Prevenção de Fraudes, que aconteceu presencialmente na sede da Unimed do Brasil, em São Paulo, e contou com a participação de técnicos de diferentes áreas da Federação.

O Dr. Arnaldo Passafini, diretor superintendente da Unimed Fesp, fez a abertura do evento e destacou a importância do Workshop como uma iniciativa cuidadosa da Diretoria: "Neste encontro, teremos a oportunidade de ouvir especialistas que trarão dados e orientações sobre o assunto. A participação dos técnicos presentes é extremamente importante para o sucesso do processo". 



Patrícia Punder, advogada com três certificações internacionais em Compliance/Integridade e professora, abordou o tema "Investigações e Fraudes". Ela explicou o conceito de fraude, os prejuízos causados e ressaltou a importância de seguir os princípios da investigação, além de enfatizar a participação dos especialistas da Auditoria Interna no processo de investigação. Guilherme Patez dos Santos Silva, coordenador de auditoria da Fesp, acompanhou Patrícia na apresentação de casos do dia a dia, oportunidade em que realizaram dinâmicas com colaboração de todos os técnicos, a fim de avaliar o conhecimento dos participantes e trabalhar na prática as dificuldades de uma investigação. 



Eloy Rizzo, sócio do escritório Demarest e professor de Cursos de Compliance Anticorrupção e de Investigações da LEC (Legal, Ethics & Compliance), falou sobre "Fraudes Corporativas". Ele apresentou dados obtidos da
Pesquisa sobre Corrupção na América Latina 2024, realizado pelo Demarest em parceria com o Miller & Chevalier (EUA) e mais 14 escritórios latino-americanos, e discutiu o assunto com os técnicos, trazendo exemplos relacionados à realidade da saúde suplementar.

Camila Gama, gerente de GRC da Fesp, ressaltou a importância de tomar os devidos cuidados no tratamento das fraudes e nas investigações, pois envolvem pessoas e famílias. O encontro foi marcado por uma grande interação entre os participantes, apresentação de casos práticos e a preocupação de todos em realizar os processos da forma certa.