Programa de Gerenciamento de Casos Crônicos

 
Para quem?
Clientes Unimed que apresentem alguns dos seguintes fatores ou doenças: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Colesterol elevado e Sobrepeso/Obesidade.

Qual objetivo?
Estimular o auto cuidado com acompanhamento é contínuo através de palestras com multiprofissionais, consultas com a enfermeira e atendimento com farmacêutica para impedir o agravo da doença ao longo do tempo e promover a mudança no estilo de vida.

Como é desenvolvido?
Grupo presencial através de encontros mensais na 1ª quinta-feira de cada mês em Nova Prata ou através do tele monitoramento pela Unimed Central/RS.
 

Participe dos programas Unimed Vale das Antas

Participe agora mesmo de nossos programas, entre em contato clicando nos ícones ao lado.

Histórico do programa

Voltar Dores de Cabeça e AVC

Dores de Cabeça e AVC

        16 de abril, 2023

 
Bastante comum na população em geral as cefaléias (dores de cabeça) são decorrentes das mais simples caudas como a falta de sono, uso de óculos com grau incorreto, estresse, exposição a ruídos altos ou adereços apertados na cabeça, como também apresentar-se como forma de alerta a patologias diversas. No encontro mensal do Grupo de Gerenciamento de Casos Crônicos, ocorrido em 13/04/2023, a Medicina Preventiva convidou o Neurologista e Neurocirurgião MD André Luis Marc que discorreu sobre o tema trazendo as principais causas de cefaleia em média idade e idosos, estando bastante relacionadas com grupos musculares, desgastes ósseos e instabilidades no sono. Trouxe também a questão de maior recorrência nesta faixa etária de eventos ateroscleróticos, muito comum nas diversas patologias crônicas, como hipertensão, diabete mellitus, obesidade, dislipidemias, que se não tratadas devidamente colaboram com altas taxas de mortalidade, segundo o Ministério da Saúde. Ainda são preocupantes os índices de doenças cardíacas (infarto do miocárdio, angina, doenças isquêmicas do coração) além de eventos cerebrais. Em um vídeo demostrou-se a rápida instalação de um quadro de acidente vascular cerebral típico, com perda de força de um lado do corpo, dificuldade na fala e compreensão, relaxamento do rosto (um dos lados da boca e olho caídos), dificuldade na visão, e o quão urgente é a necessidade de atendimento imediato.

      O importante fechamento desta palestra trouxe aos participantes as medidas de prevenção a serem adotadas, mesmo que tardiamente, como exercícios físicos regulares, sono reparador, alimentação  saudável, controle de peso, controle de pressão arterial e níveis glicêmicos, além de revisões periódicas com médico de referência.

        Seguindo o calendário anual do grupo, a Medicina Preventiva realizou a entrega de solicitações de exames de controle previstos no programa e abertura das agendas para avaliações individuais com enfermeira e farmacêutica.

Mais informações sobre o tema Aqui.

 

A participação é gratuita, sendo que o cliente poderá se autoindicar ou ser referenciado pelo médico assistente, bem como a rede credenciada. A qualquer momento poderá solicitar a sua exclusão.