Notícias

Voltar Música e alegria marcam homenagem a paciente oncológico

Música e alegria marcam homenagem a paciente oncológico

Equipe da Oncologia do Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos faz homenagem surpresa e realiza desejo de paciente de comer um “xis calota”
        09 de outubro, 2023
Músico, instrutor de autoescola, apaixonado por carros antigos, ama música e sua cachorrinha Corona, divertido e uma pessoa extraordinária. É assim que a equipe da Oncologia do Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos se refere ao paciente João Alberto Kolling, de 45 anos.

João é paciente oncológico da equipe há quatro anos e é conhecido por levar muita alegria às sessões de quimioterapia, pois ele vai acompanhado de seu fiel escudeiro, um violão que leva consigo para animar os momentos que passa no hospital com outros pacientes e com a equipe.

Para retribuir todo esse carinho e animação, o time da Oncologia preparou uma surpresa para João. Na tarde do dia 6 de outubro, ele foi surpreendido pela equipe do, que chegou acompanhada de dois colegas músicos, balões e um “xis calota”, que era o desejo do João. “Ele é um paciente muito comilão”, diverte-se Luciana Lelling, a Lu, Enfermeira Oncológica do Centro de Oncologia. "Ele sempre tornou o período de quimioterapia mais leve para todos nós. Então decidimos que era o momento de ele receber essa surpresa da gente, depois de tantos momentos bons que ele nos proporcionou”, completa Lu. Em alusão ao mês das crianças a equipe chegou cantando “Super Fantástico”, música do Balão Mágico.
Equipe ao lado de João e seu "xis calota"

Conforme explica Lu, João é uma pessoa muito especial. “Ele doou o fusca antigo para um empresário de Ivoti fazer uma rifa. Com o dinheiro arrecadado ele vai ajudar diversas instituições. Por isso, e por todo o resto, ele merece essa homenagem. Ele sempre nos animou e nos encantou, agora é a nossa vez de retribuir”, relata a enfermeira. “Nossa equipe é muito abençoada por compartilhar esses momentos com nossos pacientes. É uma história de uma vida”, completa.


Durante a apresentação, a cachorrinha Corona também marcou presença e encantou a todos circulando pelo local. “Ela é minha companheira”, explica João. “Foi resgatada das ruas durante a pandemia, por isso o nome Corona”, completa. Mas, é claro, que João não ficou apenas olhando. Ele também presenteou a equipe com clássicos da música mundial. “Estou muito feliz com a surpresa, mas eu já imaginava, pois essas meninas adoram uma bagunça”, diverte-se. João conta que os momentos com a equipe são muito especiais, mas que se tornavam ainda mais significativos quando ele chegava com o seu violão. “Saía de lá mais leve, nem parecia que tinha enfrentado uma sessão de quimioterapia”, relembra.

João dando uma palinha junto de seu violão