Notícias

Voltar Unimed Vale do Sinos recebe 40ª edição do Fórum Regional do Instituto Unimed/RS

Unimed Vale do Sinos recebe 40ª edição do Fórum Regional do Instituto Unimed/RS

Atividade levou a Novo Hamburgo Arthur Igreja, que falou sobre inteligência artificial e o impacto nos negócios
        09 de outubro, 2023
Em uma noite de celebração e aprendizado, comunidade, cooperados e colaboradores da Unimed Vale do Sinos se reuniram em Novo Hamburgo para celebrar a 40ª edição do Fórum Regional do Instituto Unimed/RS. Mas esta não era uma noite comum; era uma ocasião em que a Singular também escolheu celebrar o Dia do Médico, com um tema instigante: "A inteligência artificial no seu negócio", apresentado por Arthur Igreja, um dos principais nomes do país no assunto.

Para dar início às atividades, o vice-presidente técnico e de Relacionamento Institucional da Unimed Vale do Sinos, Ademar Edgar Trein, pontuou a importância do tema em destaque, levando em conta o perfil inovador da organização, a partir das ações desenvolvidas, como o novo Complexo Hospitalar da cooperativa.
            
Além disso, Trein fez questão de mencionar algumas efemérides comemoradas em outubro, como o Dia da Criança, do Professor e do Médico, enfatizando que a celebração dessas datas deveria estender-se a todos os dias. Era um lembrete da nobreza dessas vocações e da importância de homenagear aqueles que moldam o futuro das gerações. 
 

Na imagem acima o Vice-presidente técnico e de Relacionamento
da Unimed Vale do Sinos, Ademar Edgar Trein

Na sequência, o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS (IU), Alcides Mandelli Stumpf, fez uma reflexão sobre os 15 anos de história do Instituto e o orgulho de realizar o 40º encontro em Novo Hamburgo. Ele reforçou o compromisso do IU em promover a inovação e a sustentabilidade no setor de saúde.

Era do trabalho híbrido
O palestrante e autor de best-sellers sobre inovação, Arthur Igreja logo subiu ao palco para compartilhar sua experiência e conhecimentos com o bom público presente ao Hotel Swan. Mergulhando na exploração dos prós e contras da inteligência artificial na medicina e dos impactos dessa tecnologia no nosso cotidiano, Igreja, catedrático, sustentou: "Estamos vivendo um descolamento da velocidade humana", para em seguida emendar: "Os otimistas são aqueles que já usam a IA no seu dia a dia, enquanto os pessimistas são aqueles que ainda não aprenderam a utilizá-la."

O especialista ainda enfatizou os benefícios, como a melhoria da eficiência, o acesso a dados em tempo real e o avanço no diagnóstico médico.
"Na área da saúde, prevejo mudanças aceleradas nos próximos dois anos", ressaltou. "Bem-vindos à era do trabalho híbrido, quando teremos sete seres humanos trabalhando ao lado de dez IAs", Igreja continuou, destacando o cenário futuro.
 

Na imagem acima, o palestrante Arthur Igreja

E, com uma declaração que ecoaria na mente fundo, concluiu: "Lembrem-se, quem pilota a experiência é o ser humano, a IA é apenas o copiloto."

O público, composto por uma mistura eclética de médicos, empresários e entusiastas da inovação, absorveu cada palavra, cada ideia que Igreja apresentou, num misto de concordância e inquietação, percebida pelos burburinhos diante do novo. Ao final, o palestrante respondeu às perguntas da plateia, dando início a um debate instigante sobre o casamento entre tecnologia, futuro, negócios e medicina.

Compaixão e equilíbrio

Além de apoio do Sescoop-RS, o evento teve a parceria, ainda, do Mesa Brasil, do Sesc, que arrecadou alimentos trazidos pelos presentes, reforçando o compromisso da Unimed com a solidariedade e a responsabilidade social. Era o lembrete final de que, enquanto explora-se as fronteiras da medicina e da tecnologia, não se deve esquecer o poder da compaixão e da ajuda mútua, pois, afinal, é isso que mantém a humanidade em equilíbrio."

Salus Loch