Notícias

Voltar Procedimento de alta complexidade é realizado no Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos

Procedimento de alta complexidade é realizado no Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos

Implante de endoprótese ramificada de aorta, para tratamento de aneurisma de aorta justa renal, é realizado com sucesso
        15 de janeiro, 2024
O Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos, com toda sua tecnologia e inovação, foi o local escolhido para a colocação de um implante de endoprótese ramificada de aorta, para tratamento de aneurisma complexo de aorta abdominal.

O procedimento, realizado pelo cooperado da Unimed Vale do Sinos e cirurgião vascular dr. Geovani Fernandes, foi um sucesso. Paciente teve uma boa evolução, seguida de alta. Mas, para o sucesso do procedimento, muitos profissionais são envolvidos e é necessária uma estrutura bastante completa para receber esse tipo de cirurgia.

Procedimento ocorrendo sob olhar atendo do dr. Geovani Fernandes e equipe

“Em 80% das vezes nós conseguimos realizar este procedimento com implante de endoprótese abaixo das artérias renais, mas no caso deste paciente, é um caso muito mais desafiador, pois foi necessário subir o implante da endoprótese e fixá-lo acima do nível das artérias renais e das artérias viscerais”, explica Fernandes. “Para isso, será necessário utilizar uma prótese especial, uma prótese com ramos que vai ser implantada pela virilha do paciente, por técnica endovascular e, para isso, vamos utilizar um acesso superior para fazer a vascularização desses ramos”, completa o médico.

O paciente recebeu uma endoprótese ramificada com quatro ramos e foi realizada uma revascularização do tronco celíaco, da artéria mesentérica superior, da artéria renal direita e da artéria renal esquerda. “Por conta disso, de toda essa revascularização que é necessária ser feita, que o procedimento é considerado de alta complexidade”, explica Fernandes.

Estrutura hospitalar
O Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos conta com uma estrutura completa para a realização deste tipo de procedimento de alta complexidade vascular. “Nós temos que ter uma estrutura que nos proporcione a realização desses procedimentos”, destaca o médico. “E aqui, no Complexo Hospitalar, nós contamos com uma hemodinâmica com uma máquina capaz de nos fornecer imagens adequadas para tal. Além disso, contamos com uma equipe de cirurgiões vasculares extremamente capacitada, uma equipe de enfermagem capacitada, além de uma excelente equipe de anestesia, sem falar no pós-operatório com uma UTI cardiológica capacitada, que são itens fundamentais pra podermos realizar esse tipo de procedimento em nossa estrutura”, encerra o médico.

Médico cooperado da Unimed Vale do Sinos e cirurgião
vascular, dr. Geovani Fernandes