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Este é um canal exclusivo para agendamento de atendimentos presenciais
Canal do Beneficiário
Canal PJ
Sistema de Integração de Cooperados e Prestadores
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O Programa Gerenciamento de Casos Especiais é pautado na assistência domiciliar, um ramo da atenção à saúde que envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças no âmbito domiciliar, com foco no atendimento ambulatorial dos beneficiários que apresentem limitação funcional.
O objetivo do programa é facilitar o atendimento aos beneficiários que apresentem dificuldades de acesso à rede da operadora, devido à existência de limitações funcionais, viabilizando o suporte técnico, via assistência domiciliar, pautando a atenção também ao cuidador.
Composição da Equipe Multidisciplinar do Programa:
Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicóloga.
O Programa Gerenciamento de Casos Especiais é disponibilizado gratuitamente aos beneficiários elegíveis, e os atendimentos prestados são agendados previamente pelo serviço e responsável pelo beneficiário.
Destaca-se que o Programa não realiza atendimento de urgência e emergência.
Modalidades de atendimento:
Visitas domiciliares: Atividade destinada à avaliação, acompanhamento e orientação dos beneficiários/familiares e seus cuidadores para os cuidados com a saúde do beneficiário.
As visitas domiciliares ocorrem seguindo as definições contidas no plano de cuidados de cada beneficiário, após avaliação de elegibilidade e classificação.
Monitoramento telefônicos: Atividade destinada ao acompanhamento dos beneficiários para avaliação quanto à adesão às orientações recomendadas pela equipe multidisciplinar que assiste o beneficiário, intercorrências e/ou captação de novas demandas apresentadas.
Orientação para os cuidadores: Atividade destinada a fornecer ao cuidador que corresponde à pessoa com ou sem vínculo familiar, capacitada para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, orientações verbais e escritas, em linguagem clara, sobre a assistência a ser prestada ao beneficiário, desde a admissão até a alta.
A Orientação para os cuidadores ocorre semestralmente através de atividade coletiva teórico-prática, oferecendo informações e orientações básicas sobre os cuidados a serem desempenhados junto aos beneficiários inscritos no programa. Trata-se de educação em saúde, e complementará as orientações repassadas ao (s) cuidador (es) no domicílio, durante as visitas
Plano de cuidados
A avaliação de elegibilidade e a classificação de risco determinarão a necessidade e a
intensidade das intervenções. Com base neste resultado, teremos um plano mínimo de cuidado a ser oferecido e cumprido para cada beneficiário.
PLANO DE CUIDADOS
AÇÕES
NÍVEL I
NÍVEL II
NÍVEL III
Ligações telefônicas
Mensal
A cada 15 dias
Visita médica
A cada 4 meses
A cada 2 meses
Visita enfermagem
Visita fisioterapia
A cada 3 meses
Visita nutrição
Vale ressaltar que o plano mínimo de cuidado delimita o mínimo de assistência que os beneficiários deverão receber, e que a equipe deverá estar preparada para demandas de atendimento fora do previsto no mesmo.
A área de atuação do programa
Público alvo
O público-alvo do programa são beneficiários da Unimed Vertente do Caparaó com:
Critérios de elegibilidade:
Para avaliação da elegibilidade, utiliza-se os critérios de elegibilidade conforme Agencia Nacional de Vigilância Sanitária: Resolução RDC 11 de 26 de janeiro de 2006, onde é realizada a avaliação do beneficiário, domicílio e cuidador durante a avaliação inicial realizada pela enfermeira do programa utilizando formulários específicos conforme segue:
Do beneficiário:
Do domicílio
Do cuidador
O que fazer para se cadastrar:
É necessário entrar em contato com o Espaço Viver Bem, portando o cartão de identificação do beneficiário Unimed, preferencialmente com um relatório médico contendo informações clínicas do beneficiário, para fazer o cadastro e receber informações necessárias quanto ao funcionamento do programa.
Se preferir, peça ao seu médico de referência para fazer o encaminhamento.
Para participar ou ter acesso a mais informações sobre este programa, preencha o formulário de Avaliação do Perfil de Saúde e entraremos em contato com você.
Faça o download do formulário, Clique aqui e envie o formulário para o e-mail aos cuidados de viverbem@unimedvc.coop.br
Espaço Viver Bem
Endereço: Rua Maestro Filomeno dos Santos, 109 - Centro - Manhuaçu/MG.
Telefones: (33) 3339-4410 e (33) 9 8818-8365
Funcionamento: De segunda a sexta-feira de 07hàs 19h
Aceitação ou não do programa:
O beneficiário sendo elegível poderá aceitar ou não fazer parte do Programa Viver Bem – Gerenciamento de Casos Especiais.
Ressalta-se ainda que após a inclusão em qualquer um dos programas disponibilizados pelo Espaço Viver Bem, se as expectativas não forem atendidas, o beneficiário poderá se desligar a qualquer momento e não sofrerá nenhuma penalização, não terá nenhum ônus financeiro e não perderá o direito ao atendimento fornecido pelo plano de saúde.
Clique aqui e acesse a Política de funcionamento do Programa Viver Bem – Gerenciamento de Casos Especiais